Ações em bairros reforçam ofensiva contra a dengue em Campinas

23/10/2007

Autor: Denize Assis

Uma força de trabalho formada por mais de 110 pessoas, entre técnicos da Superintendência de Controle de Endemias (Sucen), agentes de saúde, ajudantes e supervisores de controle ambiental, biólogos, médicos veterinários e outros profissionais da Secretaria Municipal de Saúde, atuou em bairros das diversas regiões de Campinas ontem, segunda-feira, dia 22 de outubro, no primeiro dia das ações em série que integram o reforço da ofensiva contra a dengue desencadeada pela Prefeitura.

A estratégia inclui inviabilização e remoção de criadouros, telagem de caixas d´água, aplicação de larvicida biológico BTI, aplicação de inseticida em pontos de risco para matar larva e mosquito adulto, nebulização em áreas com transmissão e ações de educação em saúde, informação e mobilização social.

No Jardim Marisa, na região sul, um dos locais de maior risco para a dengue, um grupo de 48 homens da Sucen e mais nove ajudantes e supervisores de controle ambiental, além de 18 profissionais do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), iniciaram a operação Pente-Fino.

Pneus, latas, garrafas, potes e outros materiais que podem acumular água foram removidos. Criadouros que não podem ser retirados foram inviabilizados. Caixas d’água e outros reservatórios foram vistoriados e receberam o larvicida biológico BTI. Ao todo foram visitados 700 imóveis.

Na Vila Diva, também região sul, agentes comunitários de saúde visitaram 200 residências, também à procura de criadouros. Foram dadas informações e orientações sobre a doença, maneiras de prevenção e quando procurar o centro de saúde.

Uma das residências visitadas foi a de dona Maria Bernadete Portes, de 63 anos. Os agentes de saúde aplicaram BTI na caixa d´água e deram as orientações. “Este trabalho é muito importante para a nossa saúde, a gente aprende e segue as orientações. Nós seis aqui em casa nunca pegamos dengue”, disse, orgulhosa, dona Maria.

Segundo o agente José Cláudio Gomes de Oliveira, na casa de Maria Bernadete, que recebe visitas periodicamente, nunca foram encontradas larvas do mosquito. “Ela sempre toma todos os cuidados. Isto é muito importante. Todos devem atender ao chamado para colaborar”, disse.

No Cambuí, região leste, uma equipe da Vigilância em Saúde Leste, removeu cerca de 8 toneladas de resíduos numa casa na rua Santo Antônio, na esquina com a Emílio Ribas. Entre os materiais tijolo, madeira, telhas e muitos outros que podem servir como criadouros de dengue.

“O trabalho prossegue na próxima segunda-feira, já que ainda há muito o que ser retirado do local, onde mora um casal e filhos. Tivemos dificuldade para entrar na casa. O morador se recusava, foi preciso muito convencimento”, afirmou a bióloga Kika Mader, supervisora de controle ambiental da Visa Leste.

No Jardim São Marcos, região norte, técnicos e supervisor de controle ambiental da Visa Norte retiraram centenas de pneus velhos de 10 borracharias e outros locais que acumulam pneus inservíveis em grande quantidade. Os pneus foram levados para o depósito do Departamento de Limpeza Urbana (DLU) – que é utilizado como transbordo - para que tenham destinação ambientalmente adequada e não gerem riscos à saúde pública.

Segundo a bióloga Heloísa Girardi Malavasi, da Visa Sul, cada um deve fazer a sua parte no combate à dengue. Ela diz que, além da Prefeitura, que pode e deve fazer a limpeza urbana, mobilizar equipes de saúde e setores da sociedade civil, a população tem que ter consciência da importância de medidas para o controle do mosquito, como não deixar água acumulada em pneus e outros objetos que podem servir de criadouros.

“Cada um tem que cuidar do seu pedaço e fazer a sua parte na sua casa, na sua rua, no seu bairro, na escola, com as orientações da saúde, que são coletivas”, disse Heloísa.

Mais ações. Nesta terça-feira, dia 23, equipes da Visa Sul realizaram telagem de caixa d´água no Campo Belo I. Na região noroeste da cidade, houve arrastões nas áreas dos Centros de Saúde Balão do Laranja, Integração e Ipaussurama.

A operação pente-fino prossegue amanhã, quarta-feira, no Jardim Campo Belo I e Cidade Singer e, na quinta-feira, no Campo Belo II; na Gleba B, dia 26; Parque Oziel, dia 29; e Monte Cristo, dia 30.

Simultaneamente, ocorrem arrastões nesta quarta-feira no Jardim Rosália, Real Parque e Jardim Aurélia, na região norte; na quinta-feira, na área do Jardim Itatinga, região sudoeste; e, na sexta-feira, no Jardim Estoril, Cidade Jardim e parte da Vila Mimosa, região sul.

Campinas registrou em 2007, mais de 4,7 mil casos de dengue.