No Dia de Doação de Leite Humano, Banco de Leite mobiliza comunidade

02/10/2009

Autor: Da Assessoria de Comunicação da Secretaria de Saúde

O Centro de Lactação - Banco de Leite Humano de Campinas aproveitou esta quinta-feira, 1º de outubro, Dia Nacional de Doação de Leite Humano, para divulgar na comunidade as ações do Bancos de Leite e incentivar o aleitamento materno, especialmente a doação de leite humano.

Cartazes foram espalhados em todos os centros de saúde e integrantes das equipes envolvidas no estímulo ao aleitamento usaram camisetas com a mensagem ‘Leite Materno: este é o melhor alimento. A Prefeitura de Campinas apóia esta idéia’. Faixas foram fixadas em todos os centros de saúde com a mesma informação.

A médica pediatra Cláudia Maria Monteiro Sampaio, coordenadora do Centro de Lactação de Campinas, explicou que o leite doado é pasteurizado e distribuído aos recém-nascidos prematuros das UTIs neonatais, impossibilitados de serem amamentados no seio materno. Devido às propriedades nutricionais e imunológicas do leite materno, a recuperação e o desenvolvimento desses recém-nascidos ocorrem mais rápido.

A coordenadora lembrou que nos últimos meses do ano, até fevereiro, as doações costumam cair e o estoque de leite fica abaixo do mínimo recomendado. Cláudia Maria Monteiro explica que o Centro de Lactação - Banco de Leite Humano de Campinas é referência no aleitamento de leite materno em Campinas e região. “Hoje temos mais de cinqüenta doadoras e queremos aproveitar este dia para agradecer essas mulheres que praticam esse gesto importante, pois o leite materno é fundamental para o desenvolvimento dos bebês, uma vez que ele contém propriedades que protegem as crianças”, afirmou a médica.

Para se tornar uma doadora de leite materno a mulher não precisa sair de sua casa. Para doar, basta estar amamentando seu próprio filho e entrar em contato com o Banco de Leite Humano de Campinas, que fica na Avenida Orosimbo Maia, 165, no 5º andar da Maternidade. A interessada pode se inscrever pelo telefone (19) 3306-6039, que será instruída a preencher um cadastro. A partir daí, explica a coordenadora, o exame pré-natal da futura doadora será avaliado e, em seguida, uma equipe do Banco de Leite irá coletar as doações em domicílio, periodicamente.

Além da doação de leite materno, o Banco de Leite também está solicitando a doação de frascos de vidro, com tampas plásticas, para o acondicionamento do leite. Nesse caso, a doação pode ser feita na unidade de saúde mais próxima da residência do munícipe.

Sobre a data. O Dia Nacional de Doação de Leite Humano, comemorado em 1º de outubro, foi criado em 2003 pela Portaria GM 1893. Tem o objetivo de promover o conhecimento e a sensibilização da sociedade brasileira sobre a importância e necessidade da doação de leite humano aos bancos de leite humano.

O Brasil possui 195 unidades de banco de leite, segundo o Ministério da Saúde, representando a maior rede do mundo. Cerca de 135 mil bebês recebem o leite doado por ano.

O Centro de Lactação - Banco de Leite Humano de Campinas atendeu, em mais de 10 anos, 48.390 mulheres, recebeu 13.581 litros de leite e teve 8.717 doadoras.