Visa Noroeste apresenta teatro sobre dengue na Nave-Mãe Zeferino Vaz

14/10/2010

Autor: Denize Assis

A Vigilância em Saúde Noroeste promove nesta sexta-feira, dia 15 de outubro, mais uma ação de informação, educação e mobilização social sobre dengue voltada para crianças. Ajudantes de Controle Ambiental vão apresentar a peça Dengue: Prevenir é Conscientizar na Nave-Mãe Zeferino Vaz, do Jardim Santa Clara, em dois períodos, às 9h e às 15h. Mais de 200 crianças serão contempladas na ação.

Na peça são encenadas situações que mostram criadouros no quintal de uma casa onde há uma criança com sintomas sugestivos de dengue. A mensagem principal é que os pequenos aprendam a importância de eliminar criadouros e disseminem entre suas famílias a necessidade de receber o ajudante de controle ambiental e de procurar o centro de saúde em caso de suspeita da doença ou de dúvidas.

A atividade já foi desenvolvida na Nave-Mãe Paulo Freire, no Satélite Íris 2; na Nave-Mãe José Bonifácio Coutinho Nogueira, do residencial Cosmos, no Florence 1; e na Escola Estadual Padre José Santos, no bairro Novo Campos Elíseos.

“A receptividade é muito boa, tanto por parte das crianças como dos servidores da educação, professoras, monitoras e diretoras entre outros. As crianças interagem. É muito interessante”, diz Wagner Roberto da Silva, supervisor de controle ambiental do Distrito de Saúde Noroeste.

No Jardim Satélite Íris, além da apresentação teatral, também foi montada uma barraca com animais da fauna sinantrópica, que inclui aranhas, escorpiões e mosquito da dengue nos seus vários ciclos de vida. Na escola Padre José Santos, além de gincanas, houve demonstração de seis maquetes que simularam situações que ilustram o certo e o errado em relação ao risco da dengue, criadouros comuns dentro da casa, córregos com descarte de resíduos, bairros em que a situação da doença é grave. Outras duas escolas estão programadas para receber a atividade.

Segundo Nivia Simone de Paula Ramos, coordenadora de dengue do Distrito de Saúde Noroeste, as atividades de informação e educação nas escolas são importantes porque as crianças, além de aprenderem, passam a ser multiplicadoras das informações nas suas famílias e em outros núcleos de convivência.

“Estas ações ocorrem conjuntamente aos trabalhos diários de prevenção e controle no campo, quando as equipes vão de casa em casa para inviabilizar criadouros, telar caixas d´água, orientar moradores, promover busca ativa de suspeitos, vistoriar pontos de risco e imóveis especiais entre outros. A intenção do teatro é somar”, disse Nivia.

A coordenadora informa que na próxima terça-feira, dia 19 de outubro, de manhã, ocorre caminhada no Núcleo Sapucaí, no Jardim Novo Campos Elíseos. A atividade envolve toda equipe do Centro de Saúde do Balão do Laranja, grupos terapêuticos acompanhados na unidade e a comunidade. O objetivo é mobilizar as famílias para o arrastão de dengue que acontece no mesmo dia no bairro. No início de 2010, no Núcleo Sapucaí foi notificado o maior número de casos da doença da região Noroeste do ano.

Este ano, em Campinas foram confirmados 2.563 casos de pessoas que adoeceram com dengue. Duas pessoas morreram pela forma hemorrágica da doença.

Volta ao índice de notícias