Profissionais de saúde passam por capacitação

16/10/2012

Autor: Gustavo Bezzera

Um setor essencial para o bom funcionamento do Hospital Municipal Dr. Mário Gatti, muitas vezes passa despercebido pelos profissionais e pela população internada. Na lavanderia são mais de 1,8 toneladas de roupas lavadas por dia. Estas peças são usadas por pacientes e funcionários da unidade de saúde e devem estar perfeitamente higienizadas.

Entre o departamento de lavanderia e costura, o setor dispõe de 43 funcionários que trabalham em dois turnos, das 7h às 19h. "O trabalho da equipe da lavanderia é fundamental para o hospital e muitas vezes não é valorizado por todos. Cirurgias podem ser canceladas se não entregarmos as roupas no dia", afirma Silmara Áurea Romanatto, gerente da lavanderia.

São quatro máquinas de lavar, duas máquinas de passar e mais de 20 litros de produto químico especial para desinfecção usados por semana.

O hospital ainda conta com um trabalho exclusivo de costura e confecção de roupas, que fica no interior da lavanderia. "Nós fazemos a confecção de todo o enxoval de uso do Mário Gatti", sintetiza Silmara. "Isso facilita muito o trabalho de vários setores do Hospital", ressalta.

Higienização

Para evitar o contágio de doenças e infecções hospitalares, o trabalho de higienização da lavanderia faz toda a diferença. Os locais mais críticos, mais suscetíveis a infecções são o berçário, atendimento de urgência e emergência, além das áreas de isolamento da unidade de saúde.

Por isso, nestes ambientes o cuidado é redobrado. "A higienização das roupas hospitalares é extremamente necessária para a vida dos pacientes. Por isso, trabalhamos com muita dedicação e carinho, pensando justamente em evitar outros problemas para eles", finaliza Romanatto

Fotos de Divulgação

Volta ao índice de notícias