Lei cria Semana Municipal de Prevenção ao Distúrbio de Atenção

26/10/2012

Autor: Ingrid Vogl

A lei número 14.457 que institui a Semana Municipal de Prevenção ao Distúrbio da Atenção entre os dias 17 e 21 de março de cada ano foi publicada nesta sexta-feira, dia 26 de outubro no Diário Oficial do Município.

O objetivo das Semana é estimular campanhas e eventos visando esclarecer a população sobre a importância do diagnóstico, prevenção e combate ao distúrbio da atenção.

As ações a serem realizadas visam promover atividades educativas para orientar e conscientizar pais, professores, alunos e funcionários da rede municipal de ensino sobre do distúrbio, por meio de seminários e palestras, por exemplo.

DDA

O Distúrbio de Déficit de Atenção (DDA) é resultado de uma disfunção neurológica no córtex pré-frontal. Quando pessoas que têm DDA tentam se concentrar, a atividade do córtex pré-frontal diminui, ao invés de aumentar (como acontece com pessoas com o controle de cérebros normais).

As pessoas que sofrem de DDA apresentam sintomas como pouca atenção, distração, desorganização, hiperatividade, problemas de controle de impulso, dificuldade de aprender com erros passados, falta de previsão e adiamento.