Secretaria de Saúde promove gincana para orientar crianças sobre dengue

04/11/2004

Denize Assis

Para orientar crianças sobre como combater a dengue, a Vigilância em Saúde (Visa) Sul prossegue, a partir de 19 de novembro, com a série de gincanas nas escolas da Região Sul, desta vez com alunos dos colégios Orlando Carpino, Áurea Iniciação Godoy e Coreolano Monteiro instalados na abrangência dos Centros de Saúde Paranapanema, Esmeraldina e Orozimbo Maia.

A brincadeira consiste em fazer com que as crianças recolham materiais que, se armazenados ou descartados incorretamente, podem servir como criadouros do mosquito transmissor da doença, o Aedes aegypti. As três classes (uma de cada escola) que juntarem o maior volume de materiais vencem o jogo e como prêmio ganham um passeio ao Planetário do Museu Dinâmico de Ciências de Campinas.

A preparação da gincana começa já na semana que vem, com a motivação dos alunos, por meio de atividades desenvolvidas pelos agentes comunitários de saúde. A próxima fase, que terá início na semana do dia 19, consiste no recolhimento do material e contagem dos pontos. As visitas ao Planetário acontecem nos dias 22 e 29.

Segundo o supervisor de controle ambiental da Visa Sul, Jorge Antônio, durante a gincana, os alunos são informados sobre a dengue, o mosquito transmissor e as formas de prevenção. "A metodologia do trabalho foi desenvolvida a partir de informações que a população gostaria que fosse passada de porta em porta, de escola em escola. Também tomamos como base trabalhos anteriores já desenvolvidos com este público", diz o supervisor.

Segundo a bióloga Maria Geralda Rodrigues de Almeida, da Visa Sul, as crianças são atores importantes no combate à dengue porque assimilam rapidamente as informações e se tornam multiplicadores já que reproduzem o que aprenderam nas suas casas, na comunidade e na própria escola. "A receptividade é muito boa e o retorno das atividades aponta que este é um trabalho fundamental no combate à doença na cidade", diz.

A última gincana, realizada na área do Centro de Saúde São Domingos, resultou no recolhimento de 900 quilos de materiais e 200 pneus. "Mas o maior objetivo é conscientizar as crianças do problema da dengue na região e na cidade", diz a Bióloga Heloísa Girardi Malavasi, do Distrito de Saúde Sul.

Heloísa informa que as atividades de combate à dengue precisam ser permanentes e diárias para que se possa estabelecer um controle ainda mais eficaz sobre a doença na cidade. E a bióloga afirma que só com a participação da sociedade é possível manter a dengue sob controle. Segundo ela, a população deve certificar-se rotineiramente de que as caixas d´água estão adequadamente limpas e vedadas, não deixar a água acumulada nos pratinhos de vasos de planta, fechar bem os sacos plásticos utilizados para acondicionar lixo e manter a lixeira tampada, retirar a água parada das lajes, jogar no local adequado entulhos acumulados nos quintais, entre outras orientações já difundidas pela Secretaria de Saúde e Ministério da Saúde.

De acordo com a Vigilância em Saúde Sul, estas recomendações, quando executadas, garantem a eliminação dos potenciais criadouros do mosquito e previnem a ocorrência de surtos nos meses de calor e chuva.

Volta ao índice de notícias