Secretaria de Saúde promove atividades para marcar o dia nacional de combate à dengue

18/11/2004

Talita El Kadri

Para marcar o Dia D Nacional de Combate à Dengue, em 20 de novembro, a Secretaria de Saúde de Campinas promove uma programação especial durante toda esta semana e até dia 27, com arrastões para remoção de criadouros do mosquito, gincanas nas escolas, atividades educativas nos Centros de Saúde (CSs) e em praças públicas, distribuição de folhetos informativos, além de iniciativas como concurso de músicas sobre dengue em colégios e teatro de fantoches orientando crianças sobre a doença.

O objetivo é alertar a sociedade sobre a necessidade da colaboração de todos para afastar a ameaça da doença. A Secretaria de Vigilância em Saúde Nacional informa que a mobilização de toda a população é importante pois ações concentradas garantem a homogeneidade e simultaneidade dos trabalhos de combate à dengue e, assim, possibilitam a rapidez nos resultados.

Segundo a médica veterinária do Departamento de Saúde Coletiva de Campinas, Jeanette Trigo Nasser, a campanha é promovida nessa época do ano pois as temperaturas aumentam, assim como a incidência de chuvas, e esse quadro é propício para a proliferação do mosquito da dengue - Aedes aegypti.

"O acúmulo de água possibilita que os ovos dos mosquitos, que podem ficar depositados em criadouros por até um ano, eclodam. Por isso é recomendado que os recipientes como bebedouros e comedouros de animais, sejam lavados com buchas, pelo menos semanalmente, para retirada de ovos que podem estar depositados", afirma ela.

Campinas. O município reduziu os casos de dengue em 95,2% no primeiro semestre deste ano, em relação ao mesmo período do ano passado. A cidade enfrenta epidemia de dengue desde 1989. Este ano foram registradas 22 ocorrências. Em 2003, foram 456 e, em 2002, 1.462, com nove registros da forma hemorrágica, que é mais grave e pode levar à morte.

A diminuição registrada em Campinas reflete o contexto estadual e nacional e o êxito das ações desenvolvidas pela Secretaria Municipal de Saúde com apoio do Ministério da Saúde e da Superintendência do Controle de Endemias (Sucen), órgão da Secretaria de Estado da Saúde.

Para garantir o controle da dengue, a Secretaria de Saúde de Campinas tem mantido diariamente nas ruas em todas as regiões da cidade agentes comunitários de saúde, supervisores e ajudantes de controle ambiental e outros profissionais das equipes do Paidéia que atuam em ações de prevenção entre elas eliminação dos criadouros do mosquito Aedes aegypti, orientação da população, arrastões, distribuição e telagem de caixas d´água.

Os sintomas da dengue são febre, dor de cabeça e no corpo e fraqueza. Também podem surgir manchas na pele. Ao apresentar algum destes sinais, a pessoa deve procurar rapidamente o Centro de Saúde.

Confira a programação por distritos:

Distrito Noroeste:

18/11: Arrastão no Jardim Lisa com distribuição de panfletos educativos.

19/11: Telagem de reservatórios de água e distribuição de panfletos sobre dengue no bairro São Luís; teatro no CS Valença; estande com kits Dengue e distribuição de panfletos com orientações sobre dengue no terminal de ônibus Campo Grande.

20/11: Estande com kits Dengue, vídeo e distribuição de panfletos na Escola Estadual Hugo Penteado Teixeira, no Parque Floresta; estande com kits Dengue e distribuição de panfletos em supermercados do Jardim Florence; exposição de criadouros informando as formas corretas e incorretas de manter para não acumular água.

Distrito Sul:

Até o dia 27 de novembro o distrito vai promover gincanas educativas sobre dengue nas regiões do CS São José, Carvalho de Moura e Orozimbo Maia. Vai haver também um Brechó do CS Orozimbo Maia, um teatrto de Fantoches no CS Faria Lima e uma oficina de reciclagem no CS Vila Rica. A equipe de saúde do CS São José vai informar sobre dengue em uma barraca montada no Campinas Shopping.

Distrito Leste:

No dia 20 de novembro, na abertura do Dia D no Distrito Leste, a Vigilância em Saúde (Visa) Leste vai lançar um desafio para alunos de oito escolas da região: elaborar músicas de hip hop referentes à dengue. A canção escolhida será conhecida no dia 27/11.

Distrito Norte:

Durante a semana de combate à dengue o Distrito de Saúde Norte, por meio da Visa Norte, dos Centros de Saúde, do Centro de Controle de Zoonozes (CCZ) e com a participação do Shopping Unimart, escolas da região e da Organização Não Governamental (ONG) Sonha Barão, vai promover exposições de exemplares de mosquitos da dengue e animais sinantrópicos, como aranhas, escorpiões e cobras. Vai haver também orientação sobre a doença e distribuição de panfletos para a população.

Distrito Sudoeste:

Distribuição de panfletos: orientação sobre sintomas da dengue e como evitar a doença.

18/11: Terminal Ouro Verde

20/11: Terminal Vida Nova, Terminal Vila União, Bosque dos Cambarás, Bosque Augusto Rusch DIC I e PA Ouro Verde.

Feira de exposições (barraca de pragas urbanas): barraca com mostruários das fases do ciclo de vida do vetor, exposição de dados epidemiológicos e de ações de combate ao vetor na região, orientação sobre as formas corretas de armazenar recipientes.

20/11: Hipermercado Extra

Cadastro de telagem de Caixa d`água sem tampa:

20/11: Hipermercado Extra

Exposição de Cartazes: durante toda a semana vai haver cartazes fixados nas unidades de saúde da região Sudoeste.