Secretaria de Saúde mobiliza mais de 45 mil amanhã na luta contra a dengue

19/11/2004

Talita El Kadri

A Secretaria de Saúde de Campinas pretende mobilizar amanhã, dia 20, Dia D de Combate à Dengue, mais de 45,7 mil moradores da cidade, visitar aproximadamente 250 domicílios, 23 escolas, 11 empresas, três praças municipais e nove repartições públicas, além de 57 instituições públicas e privadas. O trabalho de orientação sobre dengue e retirada de pelo menos 200 quilos de criadouros do mosquito envolve cerca de duzentos profissionais da rede pública de saúde.

As ações que incluem multirões de limpeza, gincanas em escolas, oficinas de reciclagem, telagem de caixas d`água, distribuição de panfletos, teatros, jogos e brincadeiras educativas, continuam durante toda a semana, até o dia 27, nas cinco regiões da cidade.

De acordo com a médica veterinária do Departamento de Saúde Coletiva de Campinas, Janette Trigo Nasser, o principal objetivo de promover um trabalho nacional, homogêneo e simultâneo, é movimentar a maior parte da população e difundir informações para evitar transmissões da doença.

Segundo ela, Campinas obtém bons resultados no controle da dengue pois promove ações educativas, também, ao longo do ano. "Em 2004 conseguimos diminuir em 92,5% os casos de dengue em relação ao ano passado. Isso é resultado, principalmente, da conscientização da população que assume cuidados diários para descartar condições propícias para a proliferação do mosquito", diz Jeanette.

A médica veterinária informa que é preciso reforçar as orientações freqüentemente e promover trabalhos de manutenção com a comunidade. "A população deve certificar-se rotineiramente de que as caixas d´água estão adequadamente limpas e vedadas, não deixar a água acumulada nos pratinhos de vasos de planta, fechar bem os sacos plásticos utilizados para colocar lixo e manter a lixeira tampada, retirar a água parada das lajes, não deixar entulhos acumulados nos quintais, entre outras orientações", afirma

Gincana educativa. A brincadeira consiste em fazer com que as crianças recolham materiais que, se armazenados ou descartados incorretamente, podem servir como criadouros do mosquito transmissor da doença, o Aedes aegypti. Segundo o supervisor de controle ambiental da Visa Sul, Giovanni Del Gallo, durante a gincana, os alunos são informados sobre a dengue, o mosquito transmissor e as formas de prevenção.

Para orientar crianças sobre como combater a dengue, a Vigilância em Saúde (Visa) Sul iniciou hoje, dia 19 de novembro, a série de gincanas nas escolas da região Sul, desta vez com alunos dos colégios Orlando Carpino, Áurea Iniciação Godoy e Coreolano Monteiro, instalados na abrangência dos Centros de Saúde Paranapanema, Esmeraldina e Orozimbo Maia.

Multiplicadores de ações. Segundo o supervisor, as crianças assimilam rapidamente as informações transmitidas e se tornam multiplicadores importantes no combate à doença já que reproduzem o que aprenderam nas suas casas, na comunidade e na própria escola. A última gincana, realizada em setembro na área do Centro de Saúde São Domingos, foi considerada um sucesso pelos organizadores e resultou no recolhimento de 900 quilos de materiais e 200 pneus.

As três classes (uma de cada escola) que juntarem o maior volume de materiais vencem o jogo e como prêmio ganham um passeio ao Planetário do Museu Dinâmico de Ciências de Campinas, nos dias 22 e 29.

A equipe de saúde da Visa Sul vai orientar a comunidade em uma barraca montada no Largo do Rosário, neste sábado, dia 20, com distribuição de panfletos, cartazes educativos e exemplares da larva, pulpa e mosquito da dengue. Vai haver também, no Dia D, distribuição de panfletos no portão principal da Lagoa do Taquaral.

Volta ao índice de notícias