Visa leste promove concurso de músicas sobre combate à dengue

26/11/2004

Talita El Kadri

A Vigilância em Saúde (Visa) Leste divulgou nesta sexta-feira, 26 de novembro, o resultado do concurso "No Dia D cante o Hip Hop da Dengue", lançado para os alunos de oito escolas da região, no dia 20, Dia D Nacional de Combate à Dengue. Os vencedores são os alunos William Custódio Pinto, Matheus Ferreira, Gustavo Henrique de Freitas e Júlio César de Melo Mariano, da 5ª série do colégio Adalberto Prado e Silva.

Segundo a supervisora de saúde ambiental do Distrito Leste, a bióloga Kika Mader, o principal objetivo da atividade é integrar educação e saúde. "Foi por meio de uma brincadeira, nas aulas de português, que a professora dos alunos vencedores, Maria Lúcia Lacerda, possibilitou que a turma elaborasse letras de músicas educativas e informativas sobre a doença".

Kika afirma que o público envolvido neste desafio é receptivo e o retorno das atividades aponta que este é um trabalho fundamental no combate à doença na cidade. "Os pré-adolescentes desempenham um importante papel no combate à dengue porque assimilam rapidamente as informações e se tornam multiplicadores já que reproduzem o que aprenderam nas suas casas, na comunidade e na própria escola", diz.

De acordo com a bióloga, ações de combate à doença são intensificadas nessa época do ano pois as temperaturas aumentam, assim como a incidência de chuvas, e esse quadro é propício para a proliferação do mosquito da dengue - Aedes aegypti.

Além das atividades promovidas pela Visa Leste, todos os Distritos de Saúde do município fizeram uma programação especial durante toda esta semana, com arrastões para remoção de criadouros do mosquito, gincanas nas escolas, atividades educativas nos Centros de Saúde (CSs) e em praças públicas, distribuição de folhetos informativos, além de iniciativas como teatro de fantoches orientando crianças sobre a doença.

Para garantir o controle da dengue, a Secretaria de Saúde de Campinas tem mantido diariamente nas ruas das cinco regiões da cidade agentes comunitários de saúde, supervisores e ajudantes de controle ambiental e outros profissionais das equipes do Paidéia que atuam em ações de prevenção entre elas eliminação dos criadouros do mosquito Aedes aegypti, orientação da população, arrastões, distribuição e telagem de caixas d´água.

Os sintomas da dengue são febre, dor de cabeça e no corpo e fraqueza. Também podem surgir manchas na pele. Ao apresentar algum destes sinais, a pessoa deve procurar rapidamente o Centro de Saúde.

Música vencedora:

"Cuidado com a dengue.
A dengue é da pesada.
Pois fique muito esperto.
Pra não levar picada.

Todo mundo já sabia.
Mas ninguém colaborou.
Morreu lá no hospital.
Pôs a culpa no doutor.

Cuidado com a dengue.
Se não vai te pegar.
Não deixa água parada.
E todo mundo vai gostar.

Nesse verão de Campinas
O aedes vai chegar,
Dos nossos campineiros
Nós temos que cuidar."

Volta ao índice de notícias