Oficina avalia controle da dengue em Campinas

11/11/2005

Uma oficina de avaliação das ações da dengue em Campinas mobilizou hoje, dia 11 de novembro, na Sociedade de Medicina e Cirurgia (SMCC), mais de 70 profissionais da Secretaria Municipal de Saúde entre gestores, técnicos das vigilâncias em saúde (Visas), supervisores de controle ambiental e outros profissionais da pasta. O encontro teve quatro eixos temáticos: vigilância epidemiológica e assistência ao doente; vigilância entomológica e controle do vetor; educação, comunicação e mobilização social; articulação intra e intersetorial.

O evento foi aberto pelo Secretário Municipal de Saúde Gilberto Selber que ressaltou que a oficina é fundamental para avaliar as atividades desenvolvidas para a redução dos casos em toda a cidade e defendeu ações conjuntas de mobilização de agentes públicos e da população com o objetivo de reduzir a ocorrência de dengue no próximo verão.

"Foi o momento de uma grande avaliação das ações implementadas pelo município e também uma oportunidade de recontratar com toda equipe as diretrizes para os próximos meses", disse Selber. Segundo o secretário, a oficina também integra o plano de contingência para prevenir uma possível epidemia de dengue no próximo período, sobretudo impulsionada pelos meses de calor e chuvas e com a perspectiva de que, pelo comportamento cíclico da doença e tendo Campinas registrado o maior número de ocorrências nos anos de 98 e 2002, a cidade enfrente um novo pico epidêmico em 2006.

Selber anunciou que a Prefeitura pretende iniciar uma campanha de esclarecimento para a prevenção contra o aumento no número de casos, inclusive com a adesão, em 19 de novembro, ao Dia D Contra a Dengue, quando haverá atividades em locais de grande concentração de público, como a Lagoa do Taquaral e a Escola do Vida Nova III. "A idéia é desencadear também uma campanha maciça, envolvendo mídia, Organizações Não-Governamentais e entidades sociais como associações de bairro e a arquidiocese de Campinas entre outras", afirmou.

De janeiro a outubro deste ano, Campinas registrou 115 casos de dengue. A cidade tem registrado picos epidêmicos da doença desde 1998, sendo o período mais crítico no ano de 2002, quando houve o registro de 1,5 mil casos. Em julho de 2002, o Ministério da Saúde lançou o Programa Nacional de Controle da Dengue (PNCD), com a meta de reduzir em 50% o número de casos em 2003 em relação a 2002. Desde então, o objetivo é a redução em 25% a cada ano.

A dengue é um dos principais problemas de saúde pública no mundo. A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que cerca de 80 milhões de pessoas se infectem anualmente em cem países, de todos os continentes, com exceção da Europa. Deste total, cerca de 550 mil necessitam de hospitalização e pelo menos 20 mil morrem da doença. Em Campinas, desde 1998, houve uma morte em conseqüência da doença.

Denize Assis