Plano de intensificação de controle da dengue é apresentado para coordenadores dos centros de saúde

01/11/2006

A Secretaria de Saúde de Campinas, por meio do secretário de Saúde, José Francisco Kerr Saraiva, juntamente com a diretora da Coordenadoria de Vigilância em Saúde (Covisa), Salma Rodrigues Balista, apresentou na tarde desta quarta-feira, 1 de outubro, para coordenadores de todos as unidades básicas da rede municipal de Saúde o plano de intensificação das ações de controle da dengue para o final de 2006 e 2007.

Na reunião, a Covisa apresentou a situação da doença no município, no Estado e País, enfocou a possibilidade de um cenário não muito favorável para o próximo período e discutiu com as equipes a necessidade de intensificação das medidas contra o Aedes aegypti.

“O aumento da ocorrência de dengue em regiões localizadas verificadas em 2005 e 2006 e a continuidade da transmissão em Campinas, em municípios vizinhos e em outras regiões do Estado e do País aponta para o risco de novos surtos epidêmicos. Por isso, o objetivo da Secretaria de Saúde, com estas medidas, é aperfeiçoar e fortalecer o combate à doença no município”, afirmou a enfermeira sanitarista Salma Balista durante sua apresentação.

A sanitarista informou que atualmente, no Brasil, vários Estados enfrentam epidemia de dengue entre os quais Goiás, Ceará, Mato Grosso do Sul, Rondônia e São Paulo. No Estado de São Paulo, municípios como Araçatuba, Catanduva, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, São José do Rio Preto, Hortolândia, Sumaré e Campinas, além do município de São Paulo enfrentam surtos epidêmicos.

Em São José do Rio Preto já foram registrados 12.343 casos. Ribeirão tem mais de 3.700 ocorrências e Araçatuba e Catanduva, 2.354 e 2.551 respectivamente. Campinas registrou este ano 744 casos e é um dos municípios com a menor incidência (número de casos por 100 mil habitantes) da doença no interior, com 70,4/100 mil.

O plano de intensificação das ações de controle da dengue em Campinas vai incorporar estratégias a serem desenvolvidas pela própria Secretaria e ações intersetoriais de controle da doença. São seis componentes principais de trabalho que estão sendo adaptados e/ou melhorados e/ou fortalecidos: vigilância epidemiológica, combate ao vetor, assistência e acompanhamento dos pacientes, ações de educação em saúde, comunicação e mobilização social, capacitação de recursos humanos e acompanhamento e avaliação.

Em relação à intersetorialidade, a Secretaria já apresentou o plano para o Gabinete do Prefeito, que reforçou o compromisso de promover um trabalho conjunto, uma união de forças, com participação efetiva de cada setor para buscar a meta dengue zero em Campinas.

As Secretarias Municipais de Educação, Infra-Estrutura, Cultura, Esportes e Lazer, Meio Ambiente, Segurança, além da Sanasa e da Setec também já conheceram o plano e inclusive já planejaram primeira ação conjunta para os dias 9, 10, 11 e 12 de outubro durante a próxima etapa do Prefeitura em Ação que acontece na área do Ouro Verde, região sudoeste.

Além de todas estas informações, os participantes da reunião foram informados sobre as ações para marcar o Dia D Nacional de Combate a Dengue, em 18 de novembro, quando Campinas vai promover um mutirão em pontos de risco em todas as regiões da cidade.

Denize Assis