Prefeitura em Ação acontece na região Norte entre sexta-feira e segunda-feira

14/11/2006

Campinas promove entre sexta-feira e segunda-feira, dias 17, 18, 19 e 20 de novembro, mais uma etapa do Prefeitura em Ação, desta vez na região norte da cidade. As duas primeiras etapas aconteceram nas regiões noroeste, no final de outubro, e sudoeste, nos dias 9, 10, 11 e 12 de novembro.

A operação desencadeia uma série de serviços essenciais e urgentes em áreas apontadas como prioritárias e inclui atividades de combate a dengue. O objetivo é que problemas que se acentuam com a chegada do período de calor e chuvas, como inundações e risco de doenças, sejam minimizados.

São ações como tapa-buraco, recolhimento de resíduos de ruas e avenidas, esgotamento de fossas, limpeza de bocas-de-lobo, desobstrução de ramais de galerias de águas pluviais, capina e corte de grama em escolas, poda de árvores e outros serviços como construção de lombadas, pinturas de guias, melhorias da rede de esgoto etc.

Combate a Dengue

Em relação ao combate à dengue, para a etapa da região norte, a Secretaria de Saúde vai mobilizar uma equipe de mais de 30 pessoas, entre técnicos da Vigilância em Saúde (Visa) Norte, agentes comunitários de saúde e supervisores de controle ambiental.

Os trabalhos serão direcionados para pontos estratégicos na abrangência dos centros de saúde de Barão Geraldo, Boa Vista, Jardim Aurélia, Jardim Eulina, Padre Anchieta, Santa Bárbara, Santa Mônica e São Marcos. São considerados estratégicos todos os locais com risco de ocorrência dengue – que são áreas infestadas pelo mosquito, com registro de casos da doença e com concentração de pontos de risco como ferros-velhos, borracharias, comunidades com concentração de catadores entre outros.

Entre atividades, destaca-se o trabalho de limpeza de terrenos particulares sem manutenção, com entulho e mato, e que se constituem em risco não só para a dengue, mas para outras doenças como febre maculosa e leptospirose. Nestes casos, as equipes das Administrações Regionais vão atuar em pontos mapeados pela Visa Norte. Os terrenos vão ser limpos e a Prefeitura vai enviar a conta das despesas para os proprietários.

Além disso, o plano de trabalho de controle da dengue para esta etapa do Prefeitura em Ação engloba: limpeza e colocação de telas em caixas d´água; limpeza de córregos com maior infestação de pernilongos e mosquitos; atuação nos pontos de risco, como desmanches ferros-velhos, borracharias, recicladores, indústrias e outros; atividades de educação, comunicação e mobilização social com a comunidade e em escolas; arrastão para remoção de criadouros e outros trabalhos de combate ao vetor - o mosquito Aedes aegypti.

Na sexta-feira, acontece uma operação cata-bagulho em bairros onde são encontradas grandes quantidades de criadouros domésticos e que apresentam grau de infestação importante do Aedes aegypti. Nestes locais, a população será informada da ação com antecedência por meio de carros de som.

A região Norte registrou este ano 291 casos de dengue, sendo 264 autóctones – quando a pessoa contrai a doença no município onde reside. O total de casos nas cinco regiões de Campinas é de 744 casos, sendo que o município é um dos que apreenta a menor incidência (número de casos por 100 mil habitantes) da doença no interior, com 70,4/100 mil.

No Brasil, vários Estados enfrentam epidemia de dengue entre os quais Goiás, Ceará, Mato Grosso do Sul, Rondônia e São Paulo. No Estado de São Paulo, municípios como Araçatuba, Catanduva, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, São José do Rio Preto, Hortolândia, Sumaré, além de Campinas e o município de São Paulo enfrentam epidemias. Em São José do Rio Preto já foram registrados 12.343 casos. Ribeirão tem mais de 3.700 ocorrências e Araçatuba e Catanduva, 2.354 e 2.551 respectivamente.

Balanço da Sudoeste.

O balanço preliminar dos trabalhos de controle da dengue no Prefeitura em Ação na região Sudoeste aponta que foram realizadas: visitas para ações de limpeza e manutenção em 20 imóveis especiais, como escolas e outros locais que recebem grande público; ação em 40 pontos de risco que são estabelecimentos como borracharias, ferros-velhos e outros que, pela natureza de sua atividade, podem favorecer a proliferação do mosquito Aedes aegypti por acumularem potenciais criadouros (recipientes que armazenam água); telagem de 40 caixas d´água; ações de educação em saúde nas escolas, com palestras e exposição de barraca educativa de saúde ambiental; remoção de dois caminhões de entulho na operação cata-bagulho no Jardim Xangai; e arrastão em borracharias com remoção de dois caminhões de pneus.

Denize Assis