Gincana Minha Escola sem Dengue mobiliza 29 escolas de Campinas

22/11/2006

Centenas de alunos de 29 escolas de Campinas participaram nesta quarta-feira, dia 22 de novembro, da Gincana Minha Escola sem Dengue. O evento é uma promoção da Prefeitura de Campinas, por meio das secretarias municipais de Saúde e Educação, em parceria com o Correio Escola, da Rede Anhangüera de Comunicação, que edita os jornais Correio Popular e Diário do Povo.

O objetivo da gincana é conscientizar e mobilizar alunos sobre o problema da dengue e a necessidade da participação de todos na adoção de medidas para o combate ao mosquito Aedes aegypti, vetor da doença.

A brincadeira consiste na mobilização dos estudantes, professores e funcionários para atuar no espaço das respectivas escolas com o objetivo de inviabilizar criadouros do mosquito ou apontar para o adulto o criadouro para ser inviabilizado.

Criadouro é todo recipiente que pode acumular água e assim propiciar condições para o mosquito se desenvolver, como potes, latas, garrafas, piscinas mal-cuidadas, plantas ornamentais, caixas d´água, calhas, ralos etc.

As escolas mais bem cuidadas – livres de criadouros – vão receber prêmio e menção honrosa. O resultado da gincana vai ser divulgado na semana do dia 5 de dezembro.

“Todo o processo de organização e planejamento e a própria gincana possibilitam transformar os conhecimentos adquiridos em ações concretas para o combate à dengue. Além disso, estas ações são incorporadas no dia-a-dia dos alunos, professores e demais profissionais das escolas, que podem agir como multiplicadores das informações nas suas famílias e comunidades”, diz a médica veterinária Jeanette Trigo Nasser, coordenadora das ações de combate à dengue na Secretaria de Saúde.

Jeanette ressalta a importância da parceria com a RAC que possibilita uma maior divulgação das ações necessárias para o controle da dengue no nosso município.

Programação Especial

A Gincana Minha Escola sem Dengue integra a programação especial desenvolvida pela Secretaria Municipal de Saúde nas últimas duas semanas para marcar o Dia Nacional de Mobilização contra a Dengue, estratégia do Ministério da Saúde desenvolvida em todo País este ano em 18 de novembro. Em Campinas, como tradicionalmente tem ocorrido nos últimos anos, as atividades para marcar a ocasião foram iniciadas quinze dias antes e prosseguem até dia 5 de dezembro.

Além da gincana, a programação do Dia Nacional de Mobilização incluiu outras ações de combate ao vetor e de educação em saúde, comunicação, e mobilização social. As equipes realizaram visitas a milhares de domicílios e estabelecimentos comerciais nas cinco regiões da cidade para levar informações sobre a doença e orientar sobre os cuidados a serem adotados todo dia no combate ao mosquito.

Durante os trabalhos foram teladas 225 caixas de água. As equipes das Vigilâncias em Saúde vistoriaram 93 pontos de alto risco para a dengue e autuaram e multaram aqueles que não estavam adequados.

Pontos de risco são estabelecimentos que, pela natureza de sua atividade, podem favorecer a proliferação do mosquito Aedes aegypti por acumularem potenciais criadouros como ferros-velhos, residências abandonadas, depósitos de materiais de construção, depósitos de peças de automóveis, cemitérios, empresas com depósito de peças tambores, cooperativas de recolhimento de material reciclável etc

As equipes também realizaram palestras em escolas e exposição de barraca educativa de saúde ambiental. Numa ação intersetorial por meio do Prefeitura em Ação, as equipes limparam mais de 100 terrenos particulares, cinco córregos e toda extensão do Ribeirão Quilombo, que corta os bairros Santa Mônica, São Marcos, Vila Esperança e Jardim Campineiro, na região norte da cidade.

Avenidas e outros locais públicos foram limpos e entulhos foram removidos. Pneus foram recolhidos e todas as regiões realizaram operações cata-criadouro em pontos estratégicos. Mais de 500 bolsas de ráfia estão sendo distribuídas para recicladores com orientações para que eles organizem e livrem os materiais do acúmulo de água.

Dia Nacional de Mobilização

No Dia Nacional de Mobilização, no sábado, 18, as equipes da Saúde promoveram no Shopping Unimart, região norte, oficina de reciclagem com garrafas pet; apresentam teatro de fantoches com foco sobre os riscos da doença; atuaram em barraca educativa com animais da fauna sinantrópica, com demonstração de exemplares do Aedes aegypti e orientações sobre medidas para o controle do mosquito.

Na região sul, o Centro de Saúde Santa Odila promoveu passeata da sede da unidade até a praça do Piçarrão com a comunidade em geral e pacientes que integram os grupos desenvolvidos no CS. No itinerário da caminhada, os participantes fizeram limpeza simbólica com remoção de criadouros da dengue.

Também na região sul, o CS da Vila Ipê expôs maquete para atividades de educação em saúde sobre dengue com a comunidade. A equipe do CS Parque da Figueira distribuiu panfletos e realizou atividades educativas durante a Feira de Artesanato da Avenida Baden Powell, no Jardim Nova Europa.

Na região leste, houve panfletagem no supermercado Big do Shopping Dom Pedro.

Situação epidemiológica.

No Brasil, vários Estados enfrentam este ano epidemia de dengue entre os quais Goiás, Ceará, Mato Grosso do Sul, Rondônia e São Paulo. No Estado de São Paulo, municípios como Araçatuba, Catanduva, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, São José do Rio Preto, Hortolândia, Sumaré, além de Campinas e o município de São Paulo enfrentam epidemias.

Desde janeiro de 2006, Campinas confirmou 745 casos de dengue, sendo que o município é um dos que apresenta a menor incidência (número de casos por 100 mil habitantes) da doença no interior do Estado, com 70,4/100 mil habitantes.

Denize Assis