Saúde vai recolher pneus descartados em terreno no Carvalho de Moura

07/11/2007

Autor: Denize Assis

A Secretaria Municipal de Saúde vai remover pneus inservíveis nesta quinta-feira, dia 8 de novembro, num terreno às margens da estrada do Campcall, na divisa entre os bairros Santa Cruz e Carvalho de Moura, região sul de Campinas.

No local, houve um descarte clandestino de pneus usados na última terça-feira, dia 6, o que pode gerar riscos para o ambiente e a saúde pública, inclusive de dengue já que o pneu é um dos criadouros preferidos do mosquito Aedes aegypti.

Segundo o supervisor de controle ambiental da Vigilância em Saúde (Visa) Sul, Daniel Dela Libera Rodrigues, o pneu está entre os principais criadouros do mosquito do Aedes aegypti por vários motivos. Ele informa que o pneu ainda é muito encontrado no ambiente porque a produção é grande, porque quando não tem mais utilidade é desovado em terrenos baldios – como ocorreu neste local citado acima - e beiras de córregos e porque as próprias borracharias não sabem o que fazer com o pneu sem uso.

“Trata-se de um recipiente preferencial do mosquito por causa da cor, além de ser um dos criadouros mais produtivos porque esconde muito bem o ovo e larva do vento e do sol e, portanto, dentro do pneu o Aedes aegypti fecha seu ciclo”, diz Dela Libera.

Segundo o supervisor, borracheiros e transportadores podem solicitar à Vigilância em Saúde Municipal autorização para levar pneus para um depósito do Departamento de Limpeza Urbana (DLU). No caso de residências, a pessoa pode se orientar com o agente comunitário de saúde sobre como proceder para o descarte adequado.

De acordo com a Coordenadoria de Vigilância em Saúde (Covisa) de Campinas, a indústria está obrigada por lei a dar destinação ambientalmente adequada aos pneus inservíveis. No entanto, a regra não inclui coleta em terceiros, cabendo a cada comércio dar a destinação adequada aos seus pneus sem uso. A Covisa informa ainda que pneus não podem ser dispostos no aterro sanitário, nem entregues à coleta de lixo domiciliar.

Os pneus a serem recolhidos amanhã vão ser levados para o depósito do Departamento de Limpeza Urbana (DLU) – que é utilizado como transbordo - para que tenham destinação ambientalmente adequada e não gerem riscos à saúde pública e ao ambiente.