Bairros da região sudoeste recebem ação contra a dengue neste sábado

12/11/2007

Autor: Denize Assis

A Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Vigilância em Saúde (Visa) Sudoeste e do Centro de Saúde (CS) Dic III, promove neste sábado, dia 10 de novembro, uma grande ação de combate à dengue no Jardim Aruanã, Dic IV e Chico Mendes. Estes bairros, localizados na região sudoeste de Campinas, são contíguos e juntos registraram este ano 85 casos de dengue – confirmados laboratorialmente.

A ação inclui atividades de informação e educação em saúde, recolhimento de criadouros e cadastramento de endereços de residências que necessitam de telagem em caixas d´água. Mais de 20 profissionais de saúde vão estar envolvidos nos trabalhos.

Será montada uma barraca na rua Aristides de Godói Gomes, 176, em frente ao mercado do Dic IV. Neste local, as equipes vão dar orientações à população sobre a dengue, sintomas, formas de transmissão e prevenção. As pessoas vão receber materiais educativos e poderão conhecer exemplares do mosquito Aedes aegypti, vetor da doença.

Também serão expostos trabalhos de alunos das Escolas Municipais de Educação Infantil (Emeis) Sol do Amanhã e Gente Amiga e da Escola Estadual Enéas César Ferreira. Um painel elaborado pelos estudantes vai retratar a epidemia ocorrida nestes bairros em 2007.

Junto desta barraca será mantida uma viatura para recolhimento de criadouros. Portanto, os moradores que tiverem em suas casas materiais sem uso como latas, garrafas, pneus, pratos e vasos de plantas, entre outros, poderão levá-los até o local. A Prefeitura vai recolher estes resíduos e dar a eles destinação ambientalmente adequada.

Além disso, moradores de residências com caixas de água destampadas, com frestas ou com tampas quebradas devem cadastrar o endereço porque durante a próxima semana as equipes vão até o local para telar os recipientes.

Segundo o biólogo Edílson Geanfrancisco Soave, supervisor de controle ambiental da Visa Sudoeste, a adesão de todos à ação é muito importante. “A população precisa de fato participar. Estes bairros têm recebido constantemente trabalhos de combate. No entanto, para que nossos trabalhos tenham eficácia, é necessário completo envolvimento da comunidade por meio de atitudes diárias para eliminação de criadouros”, diz Edílson.

Segundo o biólogo, nestes bairros são mais comuns os criadouros domésticos, como materiais inservíveis, materiais recicláveis, vasos de plantas e caixas d´água sem manutenção.

Edílson reforça a importância da campanha de mobilização social Campinas contra a Dengue, lançada pela Prefeitura em outubro com o objetivo de envolver toda a comunidade no combate à doença e estimular cada cidadão a eliminar os locais de água parada, onde o mosquito transmissor se multiplica.

Os primeiros sintomas da dengue são febre alta, dores de cabeça e no corpo e mal-estar geral. O tratamento é feito com medicação para amenizar estes sinais. A orientação da Secretaria de Saúde é que a pessoa não se automedique e, na ocorrência de febre ou mal-estar, procure imediatamente a unidade de saúde mais próxima.

Campinas registrou, em 2007, mais de 4,8 mil casos de dengue – casos confirmados laboratorialmente. Deste total, 13 são da forma hemorrágica. Uma pessoa morreu.