Saúde recolhe 500 pneus em ação contra a dengue

19/11/2009

Autor: Da Assessoria de Comunicação da Secretaria de Saúde

A Prefeitura de Campinas, por meio da Secretaria de Saúde, recolheu mais de 500 pneus inservíveis nesta quarta-feira, 18 de novembro de 2009, em 21 endereços em Barão Geraldo e nos bairros São Marcos, Santa Mônica e Vila San Martin, na região Norte da cidade. A operação, coordenada pela Vigilância em Saúde (Visa) Norte, integra a estratégia de reforço nas ações de prevenção e controle da dengue no município.

Os supervisores de controle ambiental da Visa Norte mapearam borracharias e outros locais que acumulam pneus velhos em grande quantidade e, com caminhões, passaram nos endereços para recolher o material. Segundo o supervisor de controle ambiental da Visa Norte, Roberto Ribeiro de Souza, foram removidas cerca de 6,5 toneladas durante a “Operação Cata Pneu”. O trabalho é repetido, em média, a cada três semanas nos mesmos locais percorridos hoje.

Segundo Roberto, o pneu ainda está entre os principais criadouros do Aedes aegypti por vários motivos. Ele informa que o pneu ainda é muito encontrado no ambiente porque a produção é grande; porque quando não tem mais utilidade é desovado em terrenos baldios e beiras de córregos; e porque as próprias borracharias não sabem o que fazer com o pneu sem uso.

De acordo com a Vigilância em Saúde (Visa) de Campinas, a indústria está obrigada por lei a dar destinação ambientalmente adequada aos pneus inservíveis. No entanto, a regra não inclui coleta em terceiros, cabendo a cada comércio dar a destinação adequada aos seus pneus sem uso.

A Visa informa ainda que pneus não podem ser dispostos no aterro sanitário, nem entregues à coleta de lixo domiciliar.

Além de recolher e destinar adequadamente os pneus, a Visa Norte aproveitou a operação para promover ações de educação em saúde, comunicação e mobilização social, durante as quais propagou informações sobre dengue e deu outras orientações.

Caixas d´água. Além da Operação Cata Pneu, entre ontem (17/11/2009) e hoje, também na região norte de Campinas, em pelo menos 58 residências foram colocadas telas de proteção em caixas d´água, para impedir o acesso do mosquito da dengue. No Jardim São Marcos, segundo Roberto, foram encontradas larvas em 22 lugares e as amostras encaminhadas ao Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) da Secretaria da Saúde de Campinas para seja investigado se trata-se do Aedes aegypti.

Os técnicos da Visa também realizaram ações educação em saúde, comunicação e mobilização social sobre dengue, sintomas da doença, tipos de criadouros do mosquito, como inviabilizá-los e, principalmente, como manter caixas d’água em condições adequadas para evitar a proliferação do Aedes aegypti.

Segundo o biólogo Ovando Provatti, da Visa Norte, a caixa d´água mal cuidada se constitui num criadouro de elevada produtividade e positividade para o mosquito da dengue. “Na caixa d’água mal cuidada o mosquito encontra o ambiente adequado para se reproduzir durante o ano inteiro. Portanto, é um criadouro que não depende da chuva. Além disso, pelo tamanho e pela condição – sombreada e com temperatura adequada -, o mosquito utiliza muito este criadouro. Na maioria dos casos, a caixa d´água está num local de difícil acesso e as pessoas acabam não fazendo a inspeção e a limpeza”, diz Ovando.

O biólogo informa que a Sanasa indica a limpeza e manutenção da caixa d’água pelo menos a cada seis meses. Ele informa que, por se tratar de um recipiente muito grande, qualquer trinca possibilita o acesso do mosquito e diz que as pessoas se esquecem de olhar o respiro da caixa d’água, que também tem que estar fechado para impossibilitar a entrada do Aedes aegypti.

Campinas registrou, em 2009, 189 casos autóctones de dengue. Em 2008, foram 259. Neste momento, não estão sendo registrados casos da doença no município.

Volta ao índice de notícias