Secretaria de Saúde discute propostas para aprimorar combate à dengue

18/11/2009

Autor: Denize Assis

A Secretaria de Saúde mobiliza nesta terça-feira, dia 24 de novembro, e na sexta-feira, dia 27 de novembro, equipes de saúde da rede pública municipal, no Hotel Nacional Inn, durante a “Oficina de avaliação do Programa Municipal do Controle da Dengue em Campinas”. Esta é a segunda oficina depois da reformulação no programa ocorrida após a grande epidemia de 2007, quando foram registrados mais de 11 mil casos.

O encontro, que acontece das 8h às 17h nos dois dias, é organizado pela Coordenadoria de Vigilância em Saúde (Covisa) e reúne profissionais das Vigilâncias em Saúde (Visas), Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), coordenadores distritais e dos Centros de Saúde, além de outros representantes das unidades básicas de saúde e do Centro de Educação dos Trabalhadores da Saúde (CETS).

“Durante a oficina vão ser revistas diretrizes do Programa Municipal de Controle da Dengue com objetivo de aperfeiçoar e fortalecer as estratégias de controle. As discussões vão estar alinhadas com as Novas Diretrizes do Programa Nacional de Dengue e as Normas Técnicas da Superintendência do Controle de Endemias (Sucen). Um dos principais debates será sobre o papel da rede básica no programa de dengue”, diz a médica veterinária Andréa Von Zuben, coordenadora das ações da dengue em Campinas.

A oficina vai discutir os eixos temáticos: assistência e vigilância epidemiológica; educação em saúde; e trabalho de campo.

Nesta terça-feira, serão mobilizadas as equipes da Covisa, do CETS, CCZ e Centros de Saúde. A coordenadora do programa vai apresentar a situação epidemiológica da dengue e as novas diretrizes do programa. Os desafios e as propostas para o combate serão discutidos em grupos e as conclusões apresentadas em plenária para encaminhamentos. A expectativa é reunir 170 pessoas neste primeiro dia.

Na sexta-feira, dia 27, serão mobilizados gestores e técnicos da Covisa e das Vigilâncias em Saúde e do Centro de Controle de Zoonoses. Será feita uma síntese do 1° dia e discutidos em grupos, entre outros temas, vigilância sanitária e CCZ; vigilância entomológica; comunicação, educação e mobilização social; assistência e vigilância epidemiológica. Neste dia, serão reunidos cerca de 70 profissionais.

Segundo a diretora da Vigilância em Saúde de Campinas, Maria Filomena de Gouveia Vilela, a oficina trata-se de um momento de discussão das diretrizes e repactuação. Também é uma oportunidade de troca de experiências e de reforçar que somente com ações cotidianas, desenvolvidas pelas equipes da atenção básica/Saúde da Família, integradas com as atividades dos profissionais da vigilância em saúde, podemos ter êxito neste desafio que é todos.

“A dengue é um problema de saúde que tem interface com outros setores. É preciso enxergar esta doença e as ações de forma integral. Somar esforços é o único caminho para mantê-la sob controle. A oficina acontece para reforçar mais uma vez este ponto e para avaliar, ajustar o que deve ser corrigido e sensibilizar as equipes. O resultado vai auxiliar toda rede na organização das atividades de prevenção e controle, em período de baixa transmissão ou em situação epidêmica”, diz Maria Filomena.

Durante a oficina também serão apresentadas e premiadas experiências exitosas no combate à doença no município.

Situação epidemiológica. Campinas registra casos de dengue desde 1996. Ocorreram três grandes epidemias: 1997/98, com 58 e 1.398 casos; 2001/02, com 728 e 1.464; e 2006/07, com 743 e 11.089. Neste período, a Vigilância em Saúde registrou 4 óbitos. Este ano, foram confirmados 176 casos da doença. Há mais de quatro meses não são confirmadas ocorrências no município.

Prêmio na Expoepi. A Secretaria de Saúde de Campinas acaba de ser premiada em 1° lugar na 9ª EXPOEPI (Mostra de Experiências Bem-Sucedidas em Epidemiologia, Prevenção e Controle de Doenças).

O evento realizado pelo Ministério da Saúde em Brasília, entre os dias 18 e 20 de novembro, é o maior e mais importante da área de vigilância em saúde no país e premia todos os anos, com a quantia de R$ 30 mil, os melhores trabalhos desenvolvidos no campo da epidemiologia.

O Catadores Encantadores, da Visa Norte, direcionado a catadores de recicláveis foi a experiência exitosa de Campinas vencedora da mostra competitiva na mesa Inovações na gestão da vigilância em saúde ambiental e saúde do trabalhador, com ênfase na articulação intra e intersetorial.

O trabalho, idealizado e implementado por agentes comunitários de saúde dos centros de saúde Padre Anchieta e Rosália, gerou o cadastramento de catadores e palestras para sensibilizar sobre os riscos a que estão expostos os catadores das Vilas Padre Anchieta e Padre Josimo entre outros bairros da região norte de Campinas.

Por meio das informações e orientações disponibilizadas pelas equipes de saúde aos catadores foi observada melhoria na organização da coleta, armazenamento e segregação dos recicláveis e a conseqüente redução de criadouros do mosquito da dengue.

A experiência, inclusive, resultou no vídeodocumentário ‘Catadores Encantadores’, produzido pelo Estúdio 30.