Saúde reforça trabalho nos cemitérios para inviabilizar criadouros da dengue

01/11/2011

Autor: Marco Aurélio Capitão

Desde esta segunda-feira, 31 de outubro, com previsão de conclusão nesta terça, 1º de novembro, a Secretaria Municipal de Saúde de Campinas, por meio da Vigilância em Saúde (Visa) Sul, promove trabalhos de prevenção e controle da dengue nos cemitérios da Saudade e Santo Antônio, como preparação para o Dia de Finados na quarta-feira, 2 de novembro.

Os dois cemitérios são considerados pontos de risco para a doença, pois a maioria dos jazigos possui vasos ornamentais e floreiras, que acumulam água e, desta forma, propiciam a proliferação do mosquito transmissor, o Aedes aegypti. Para a Secretaria de Saúde, nas ações de controle da dengue, os cemitérios são considerados imóveis especiais devido à grande concentração de pessoas, principalmente no período de Finados.

O reforço no trabalho de prevenção nesses dois dias, conforme explica Margarete Isaque, supervisora de Controle Ambiental da Visa Sul, envolve cerca de trinta ajudantes de controle ambiental (ACAs) do Distrito de Saúde Sul que atuam no combate à dengue. O trabalho dos agentes consiste, basicamente, em desobstruir vasos e floreiras e eliminar a água dos recipientes. Os vasilhames que não possuem orifícios vão ser perfurados. Nos recipientes em que não for possível eliminar a água, será colocado larvicida.

“Além de fiscalizar os jazigos, também vamos desenvolver um trabalho de conscientização junto à população que visita os dois cemitérios, pois esse cuidado de evitar o acúmulo de água nos vasos e floreiras deve ser mantido durante todo o ano e não apenas na época de finados”, adverte a supervisora. Ela informou também que na quinta e sexta-feira, após o Finados, os agentes retornam aos cemitérios para, novamente, inviabilizar criadouros.

De acordo com os últimos dados divulgados pela Coordenadoria do Programa Municipal de Controle da Dengue, Campinas acumula 3010 casos de dengue em 2011.