Ações contra a dengue são intensificadas esta semana em todas as regiões de Campinas

21/11/2011

Autor: Denize Assis

A Secretaria de Saúde de Campinas intensifica esta semana, de 21 a 26 de novembro, as ações de controle da dengue em todas as regiões do município. O reforço marca a Semana Estadual de Combate à doença e inclui arrastões de criadouros, busca ativa de pessoas com sintomas suspeitos da doença, telagem de caixas d’água, retirada de pneus e trabalhos em imóveis especiais (escolas, hospitais e outros que recebem grande fluxo de pessoas). Também serão realizadas atividades de informação, educação e mobilização social.

Nesta terça-feira, 22 de novembro, ocorrem arrastões na abrangência dos Centros de Saúde (CSs) Integração e Itajaí, na região Noroeste. Também nesta área da cidade estão sendo desenvolvidos desde esta segunda-feira, 21, trabalhos em pontos de risco em bairros sob coordenação dos CSs Satélite Íris e Florence e atividades casa-a-casa em comunidades do Parque Floresta e Balão do Laranja.

Na quarta-feira, 23, na região Norte, os arrastões acontecem na abrangência dos CSs Eulina, São Marcos e Anchieta. Em vários bairros desta mesma região, acontecem durante toda a semana ações de educação e mobilização social e telagem de caixas d´água.

Na quinta-feira, 24, na Sudoeste, o arrastão será na Vila Palácio, no Jardim Capivari. No local, na semana passada, foi confirmado 1 caso de dengue. Para preparar a comunidade para a ação, nestas segunda-feira e terça-feira, 21 e 22, ocorrem ações de busca ativa além de atividades com o objetivo de mobilizar a população para participar ativamente das ações de prevenção e controle da doença.

Na sexta-feira, 25, os arrastões acontecem na região Sul, em bairros dos CSs Vila Rica, Esmeraldina e São José. Até lá, ocorrem também telagem da caixas d’água, ações casa-a-casa, bloqueio químico, recolhimento de pneus de borracharias e trabalhos em imóveis especiais.

No sábado, na região Norte, comunidade e profissionais do CS Boa Vista se juntam para uma ação de cata-bagulho e mobilização contra a dengue. O objetivo é atingir toda a Vila Boa Vista.

Segundo o médico sanitarista da Coordenadoria de Vigilância em Saúde (Covisa), André Ribas Freitas, coordenador do Programa Municipal de Controle da Dengue, as ações de prevenção e controle da doença ocorrem diariamente no município e são reforçadas durante ocasiões como os dias nacional e estadual.

Segundo André, nestas datas, o objetivo principal é envolver toda a comunidade no combate e estimular cada cidadão a eliminar os locais de água parada, onde o mosquito transmissor, o Aedes aegypti, se multiplica.

Em 2011, foram confirmados 3.038 casos de moradores que adoeceram com dengue em Campinas. Uma pessoa morreu.

Volta ao índice de notícias