Campanha Fique Sabendo teve início nesta quinta-feira em Campinas

25/11/2011

Autor: Denize Assis

A Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Programa de DST/Aids, iniciou nesta quinta-feira, dia 24 de novembro, a Campanha Fique Sabendo, que busca incentivar a testagem para HIV. A ação vai até 6 de dezembro e integra a programação do Sistema Único de Saúde (SUS) de Campinas para marcar o Dia Mundial de Luta contra a Aids, em 1º de dezembro.

Durante a campanha, serão disponibilizados testes rápidos de HIV gratuitamente nos dois Centros de Testagem e Aconselhamento (CTAs), no Complexo Hospitalar Ouro Verde e no Centro de Referência em DSt/Aids, na rua Regente Feijó, no Centro.

Além disso, o Programa de DST/Aids, em parceria com os Distritos de Saúde, vai realizar ações itinerantes de testagem rápida em unidades específicas nas cinco regiões da cidade.

A primeira atividade itinerante aconteceu nesta quinta-feira, na região Sul, no Centro de Saúde (CS) Orosimbo Maia, das 9h às 16h. Amanhã, dia 25, a testagem será no CS Florence, região Noroeste, no mesmo horário, das 9h às 16h. Na próxima quarta-feira, dia 30, será na Leste, no CS São Quirino, das 9h às 14h. Na região Sudoeste, a ação ocorre dia 2 de dezembro, no CS Santa Lúcia, das 9h às 16. E, na região Norte, será dia 6 de dezembro, no Supermercado Enxuto, das 9h às 14h.

O teste rápido é realizado a partir da coleta de uma gota de sangue da ponta do dedo. O resultado, sigiloso, fica pronto em 40 minutos e é entregue em ambiente reservado, após aconselhamento. O aconselhamento é o momento em que a equipe conversa com a pessoa sobre possíveis experiências e tira dúvidas, entre outras questões.

Além das ações nos dois CTAs e das atividades itinerantes em todas as regiões, todos os Centros de Saúde vão intensificar a oferta de exames neste período, com a diferença de que, nestes locais, a testagem é convencional ao invés do teste rápido.

A médica infectologista Cláudia Barros, coordenadora do Programa Municipal de DST/Aids , informa que qualquer pessoa com mais de 12 anos pode realizar seu teste. “Todos com vida sexual, independente de com quem ou com quantos parceiros, e que já tiveram relações sem preservativo devem realizar o teste. Queremos incentivar também e principalmente quem nunca fez o exame e que, portanto, desconhece sua situação sorológica e pessoas que se expuseram a algum risco”, diz Cláudia.

Segundo Cláudia, é importante que a pessoa conheça a sua situação sorológica em relação ao HIV, principalmente porque o diagnóstico precoce faz toda diferença no tratamento. “É importante tratar o quanto antes para evitar que a pessoa adoeça de Aids”, dia Cláudia.

A infectologista explica que a pessoa pode ser portadora do vírus HIV e não apresentar nenhum sintoma. “Entre a pessoa contrair o vírus HIV e desenvolver a doença que chamamos de Aids pode levar entre 6 anos e 10 anos. Neste período ela pode não apresentar sintomas ou ter pequenos sinais que vão ser confundidos com outras doenças”, afirma.

De acordo com Cláudia, por isso, mesmo que a pessoa não tenha sintomas, vale fazer o teste. Inclusive, completa Cláudia, “é o melhor porque se a pessoa tem o HIV mas não apresenta sintomas é este o momento certo de acompanhar e tratar para evitar ficar doente”.

Dados do Programa Estadual DST/Aids apontam que nove pessoas morrem por dia em decorrência da Aids e que 50% desses óbitos estão relacionados ao diagnóstico tardio da infecção.

Assim como em todo País, o teste HIV é oferecido em Campinas na rotina dos Centros de Saúde e CTAs, de forma gratuita e sigilosa, durante o ano todo. Informações sobre os locais onde ocorre a Campanha Fique Sabendo em Campinas podem ser obtidas pelos telefones 3236-3711 ou 3226-7475, pelo 156 ou pelo Disque Saúde que atende no número 160.