"Natal Sem Dengue" promove arrastão no Cidade Singer 2

21/11/2013

Autor: -

A Prefeitura de Campinas, por meio da Vigilância em Saúde (Visa) Sul, realiza um arrastão para a remoção de criadouros de dengue nesse sábado, dia 23 de novembro, das 8h às 12h no bairro Cidade Singer 2, que compreende a região do Centro de Saúde Campo Belo. Com o objetivo de intensificar as ações, durante a manhã dois caminhões do Departamento de Limpeza Urbana (DLU) estarão percorrendo a área para fazer a remoção dos objetos que podem acumular água.

A ação faz parte do “Natal Sem Dengue”, iniciativa dos Centros de Saúde (CS) Fernanda e Campo Belo, direcionada aos moradores da área de abrangência dessas duas unidades. A orientação é que bem cedo os entulhos sejam deixados na calçada pela população, antes do horário previsto para o caminhão passar. As equipes de agentes comunitários de saúde passam pelas residências nos dias de semana para vistoriar, orientar as pessoas e tirar dúvidas, e nos fins de semana é feita apenas a remoção dos criadouros.

Após a visita dos agentes, é distribuído um cupom que deve ser preenchido e depositado em uma urna na unidade básica de saúde. No mês de dezembro duas casas serão sorteadas e, se estiverem livres de criadouros do mosquito, receberão um prêmio doado pelo comércio local. “Essa é uma maneira que encontramos de motivar a população, de forma a se empenhar em manter as residências sem criadouros do mosquito transmissor da dengue”, explica a bióloga da Vigilância em Saúde do distrito Sul, Heloísa Girardi Malavasi.

Os cupons podem ser retirados também durante as consultas e procedimentos médicos realizados nos CSs.

Volta ao índice de notícias