Prefeitura em Ação acontece na Região sul entre sexta-feira e domingo

11/12/2006

Campinas promove entre sexta-feira e domingo, dias 14, 15, 16 e 17 de dezembro, mais uma etapa do ‘Prefeitura em Ação’. Desta vez, as equipes vão atuar na região sul da cidade, em 19 bairros na área do São Domingos, nos Jardins Fernanda, Campo Belo 1 e 2, Marisa, Dom Gilberto, Marisa, Puccamp e outros localizados nas adjacências.

Esta é a quarta etapa do ‘Prefeitura em Ação’. As três anteriores aconteceram nas regiões noroeste, no final de outubro; sudoeste, nos dias 9, 10, 11 e 12 de novembro; e norte, em 17, 18, 19 e 20 de novembro.

A operação desencadeia uma série de serviços essenciais e urgentes em áreas prioritárias e tem como um dos focos o combate à dengue. O objetivo é que problemas como inundações e risco de doenças, como dengue e leptospirose, e de outros agravos, como acidentes com animais peçonhentos, que se acentuam com a chegada do período de calor e chuvas, sejam minimizados.

O ‘Prefeitura em Ação’ incorpora serviços como: operação tapa-buracos, recolhimento de resíduos de ruas e avenidas, esgotamento de fossas, limpeza de bocas-de-lobo, desobstrução de ramais de galerias de águas pluviais, capina e corte de grama em escolas, poda de árvores, construção de lombadas, pinturas de guias, melhorias da rede de esgoto e outros.

Entre as atividades, destaca-se o trabalho de limpeza de terrenos particulares sem manutenção, com entulho e mato, e que se constituem em locais de risco para doenças. Nestes casos, as equipes das Administrações Regionais vão atuar em pontos já mapeados pela Vigilância em Saúde (Visa) Sul. Os terrenos vão ser limpos e a Prefeitura vai enviar a conta das despesas para os proprietários.

Os trabalhos são intersetoriais, envolvem várias Secretarias Municipais entre as quais as de Educação, Saúde e Infra-Estrutura, além da Sanasa e Defesa Civil e o Departamento de Comunicação (Decom). Também conta com apoio da Câmara Municipal.

Combate à Dengue

Em relação ao combate à dengue e outras doenças e agravos à saúde, para a etapa da região sul, a Secretaria de Saúde vai mobilizar para os trabalhos em campo uma equipe de aproximadamente 30 pessoas, entre técnicos da Vigilância em Saúde (Visa) Norte, agentes comunitários de saúde, supervisores e ajudantes de controle ambiental.

A equipe da Coordenadoria de Vigilância em Saúde (Covisa) e o Gabinete do Secretário de Saúde atuam no apoio e suporte das ações.

Os trabalhos serão direcionados para pontos estratégicos que consideram, entre outros aspectos, áreas com infestação do mosquito Aedes aegypti, vetor da dengue, locais com casos confirmados e suspeitos da doença e com concentração de pontos de risco como ferros-velhos, borracharias, comunidades com concentração de recicladores.

“A área do São Domingos tem o histórico da ocorrência repetida de casos de dengue. As equipes de saúde têm atuado no local ininterruptamente ao longo do ano, mas a concentração de todos estes serviços num mesmo período de tempo sem dúvida potencializa os resultados”, afirma a bióloga Heloísa Girardi Malavasi, da Visa Sul.

Heloísa informa que entre as ações com foco na dengue previstas para esta etapa do ‘Prefeitura em Ação’ foram planejadas: limpeza e colocação de telas em caixas d´água; colocação de larvicida biológico em recipientes que armazenam água; atuação nos pontos de risco, como desmanches ferros-velhos, borracharias, recicladores e outros; atividades de educação, comunicação e mobilização social com a comunidade; arrastão para remoção de criadouros e outros trabalhos de combate ao vetor - o mosquito Aedes aegypti.

A região sul de Campinas registrou este ano 160 casos de dengue, sendo 145 autóctones – quando a pessoa contrai a doença onde reside. O total de casos nas cinco regiões de Campinas é de 754 casos, sendo que o município é um dos que apresenta a menor incidência (número de casos por 100 mil habitantes) da doença no interior do Estado de São Paulo, com 70,4/100 mil.

Denize Assis