Enfermeiros do Mario Gatti participam de capacitação em AVC

03/12/2013

Autor: -

O Hospital Municipal Dr. Mario Gatti capacitou na última segunda-feira, 2 de dezembro, cerca de cem profissionais da equipe de enfermagem em Acidente Vascular Cerebral. Os enfermeiros receberam orientações sobre a identificação de sinais e sintomas do AVC; prevenção e complicações; avaliação inicial do paciente; fatores de risco, quadro clinico, definição e classificação.

A capacitação foi dada pela enfermeira Tamuana Ruzza Nalin, pós graduada em enfermagem cardiológica pela Unifesp, onde participou ativamente do contexto de uma unidade de assistência a pacientes graves e instáveis. A enfermeira complementou sua formação técnica em AVC atuando na Unidade de Referencia Vascular Aguda do Complexo Hospitalar Ouro Verde. No CHOV participou ativamente da implantação e do treinamento dos técnicos de enfermagem envolvidos no Protocolo de AVC Agudo.

Para a neurologista do Hospital Mario Gatti e coordenadora da Unidade de Referencia em Acidente Vascular Agudo(URVA) no Ouro Verde, Cynthia Herrera, cursos de capacitação, voltados especificamente para a enfermagem, são essenciais para otimizar o processo de diagnóstico precoce de um paciente que procura o serviço de saúde com queixas que podem significar que um AVC está ocorrendo. Segundo a especialista, Isto interessa especialmente à enfermagem que atua na classificação de risco e na Sala de Emergência.

“ Quando cursos assim são proferidos por profissionais da mesma área e que dominam teórica e praticamente o tema, a linguagem é mais acessível e melhor compreendida pela platéia, capilarizando de modo mais eficaz os protocolos assistenciais, promovendo simpatia e envolvimento afetivo da equipe com o tema, aumentando sua motivação visto que esta passa a entender melhor as razões de cada uma das condutas prescritas e a colaborar efetivamente para a melhoria do padrão assistencial”, considerou.

Cuidados AVC

O Hospital Municipal Dr. Mario Gatti foio primeiro serviço da rede pública da região metropolitana (RMC) a realizar trombólise para os casos de acidente vascular cerebral agudo. No ano de 2002, implantouo protocolo clínico assistencial de tratamento do AVCI. Atualmente, o HMMG trabalha para a implantação de maneira efetiva da linha de cuidados ao AVC com leitos especificamente destinados a essa patologia e capacitações.

Em 2012, o pronto socorro adulto do Hospital Mario Gatti, atendeu 446 pacientes pelo diagnóstico de AVC. De acordo com dados da Organização Mundial da Saude, o acidente vascular cerebral (AVC) é uma das maiores causas de morte e sequela neurológica no mundo industrializado.


Crédito: Arquivo PMC
Vista geral de atendimento no Hospital Dr. Mario Gatti

Volta ao índice de notícias