Novidades

Novidade

18/10/2016

Notícia - Saúde realiza ações contra a raiva no Jardim Santana

 

A Secretaria de Saúde de Campinas realiza até a próxima sexta-feira, 21 de outubro, ações contra a raiva no Jardim Santana, região Leste de Campinas. As atividades começaram na segunda-feira, dia 17, e contam com 30 servidores do Centro de Saúde São Quirino e da Vigilância em Saúde (Visa) Leste. 

A expectativa é visitar mais de 2,5 mil imóveis para orientação da população e levantamento do número de cães e gatos e a situação vacinal desses animais. As atividades acontecem entre 8h30 e 12h. 

As medidas foram desencadeadas depois da confirmação de raiva em um morcego encontrado caído em uma casa no bairro. O gato que mora na casa está sendo monitorado, apesar de estar com a carteira de vacinação atualizada. 

Em caso de chuva, as ações serão transferidas para outras datas.

 

Casos 

Em 2015, Campinas registrou um caso de raiva canina, 33 anos após o último registro em animais desta espécie. O isolamento viral indicou que este cão foi infectado com o vírus da raiva transmitido por morcegos. Neste mesmo ano, seis morcegos e um herbívoro foram diagnosticados com a doença. 

Em 2014, depois de 15 anos, foi registrado um caso de raiva felina. 

Em 2016, até a primeira quinzena de outubro, foram confirmados dez casos da doença em morcegos. 

A raiva é uma doença letal em 100% dos casos, inclusive nos humanos. Por isso, a vacina anual em cães e gatos é importante. Em Campinas, o último caso da doença em humanos aconteceu em 1981.

 

Voltar a lista de novidades