Novidades

Novidade

23/11/2016

Notícia - Saúde reúne mais de 200 profissionais em evento sobre zika vírus

 

O “Seminário Municipal sobre Infecção Congênita pelo Vírus Zika”, organizado pelo Departamento de Vigilância em Saúde (Devisa) da Secretaria Municipal de Saúde, reuniu mais de 200 médicos e enfermeiros das redes pública e privada de saúde, na manhã desta quarta-feira, 23 de novembro, no Salão Vermelho da Prefeitura de Campinas. 

De acordo com a coordenadora do Programa Municipal de Arboviroses, Andrea Von Zuben, o objetivo foi capacitar profissionais de saúde para ter um olhar mais focado no zika vírus e em relação às possíveis complicações para o bebê durante e após a gestação. Além disso, orientar que crianças filhas de mães que tiveram alguma manifestação de zika durante a gravidez devem ser acompanhadas até os três anos de idade para detectar se há alterações neurológicas provocadas pelo vírus. 

“A política de combate às arboviroses em Campinas inclui preparar a rede de assistência para o diagnóstico, tratamento, prevenção do zika vírus e suas complicações e estimulação precoce de crianças nascidas com alterações neurológicas. O seminário é uma ação para fortalecer a rede de diagnóstico, tratamento e prevenção”, disse Andrea. 

O evento abordou temas como “Epidemiologia do vírus Zika”, “Infecção por vírus Zika na gestação”, “Infecção congênita do zika”, “Diagnóstico precoce e estimulação oportuna” e “Atendimento à criança com infecção congênita pelo zika – Rede municipal de atendimento da criança com zika congênita”.

 

Voltar a lista de novidades


Crédito: Luiz Granzotto
Valéria Almeida, médica infectologista, abordou o tema "infecção por vírus zika na gestação"