Novidades

Novidade

29/11/2016

Notícia - Portaria Padroniza horário de funcionamento dos Centros de Saúde

 

A Secretaria de Saúde de Campinas vai padronizar o horário de funcionamento dos Centros de Saúde, a partir de 1º de dezembro, quando o expediente passa a terminar, no máximo, às 19h. A portaria que estabelece o novo limite será publicada no Diário Oficial desta quarta-feira, 30 de novembro.

A medida vai afetar apenas dez dos 63 Centros de Saúde (CSs) do município: Aurélia (fechava às 21h), Integração (21h), Valença (22h), Florence (22h), Costa e Silva (21h), São Quirino (21h), Sousas (21h), Orosimbo Maia (21h), Figueira (20h) e Vila Ipê (22h).

Os outros 53 Centros de Saúde vão manter o expediente de sempre, com horário padrão de abertura às 7h. Já o horário de fechamento varia de unidade para unidade. Às 19h, 31 unidades encerram o expediente; sete fecham às 18h; sete terminam a jornada às 17h e oito unidades atendem até 16h.

A portaria visa racionalizar a prestação de serviços à população e levou em conta estudo recente realizado pela Secretaria de Saúde, que apontou que após as 19h há uma redução de 80% nos atendimentos das unidades básicas.

Quem necessitar de atendimento à noite pode buscar as unidades de Pronto Atendimento (UPA), Prontos-Socorros e Hospitais, que funcionam 24 horas por dia, todos os dias da semana, inclusive aos sábados, domingos e feriados.

A medida considerou ainda a necessidade de organizar e racionalizar a escala de trabalho dos servidores. Os trabalhadores das unidades que terão horários alterados poderão ser remanejados, caso se faça necessário.

A padronização foi discutida amplamente nos últimos meses por gestores da Secretaria de Saúde com representantes dos trabalhadores e dos usuários dos Centros de Saúde.

Voltar a lista de novidades