Novidades

Novidade

05/12/2016

Notícia - Secretaria de Saúde faz ação de bloqueio contra raiva animal

 

Começou na manhã desta segunda-feira, 5 de dezembro, uma ação de bloqueio contra a raiva animal na área do Centro de Saúde Santa Lúcia, no entorno do Parque Vila União. Profissionais da Unidade de Vigilância em Zoonoses (UVZ) estão visitando 2,5 mil imóveis para passar orientações contra a raiva e vacinar cães e gatos acima de três meses. A atividade será realizada até o final da tarde e vai continuar amanhã (6 de dezembro) à tarde e na quarta-feira (7 de dezembro) o dia todo, até que todas as casas tenham sido visitadas. Em caso de chuva, a operação será suspensa até que o tempo melhore. Agentes irão também nas escolas para orientar alunos, professores e funcionários sobre a prevenção da raiva. 

A raiva é uma doença fatal para humanos e animais domésticos e transmitida na maioria das vezes por morcegos. A médica veterinária da UVZ, Tosca de Lucca, diz que, para o controle da doença, é importante que a população chame a UVZ caso se depare com morcegos com comportamento não habitual. “O morcego pode estar contaminado se estiver voando durante o dia, pendurado em local que não é de costume ou caído no chão. O cidadão deve ligar imediatamente para a UVZ se vir alguma destas situações” explica Tosca. 

Caso alguém encontre o animal em situações como as descritas, deve acionar imediatamente a UVZ pelos telefones 3245-1219, 3245-2268 ou 3245-1400. 

E não só moradores devem ficar atentos. A médica ressalta a importância que os veterinários de clínica particulares notifiquem a Vigilância caso atendam um animal que apresente problemas neurológicos seguido de óbito em curto espaço de tempo. Isso pode ser, segundo ela, que o cão ou o gato sejam portadores do vírus da doença. “Ao notificar a UVZ, vamos recolher o animal para testes para a raiva e, em caso positivo, faremos o bloqueio para evitar a contaminação”, explica Tosca. 

No site da Prefeitura está dísponível o formulário de notificação para os profissionais veterinários que pode ser acessado por meio do link https://saude.campinas.sp.gov.br/

 

Mais ações

Continuando as medidas de bloqueio contra a raiva na região do CS Santa Lúcia, outras 2,5 mil casas serão visitadas para atividades educativas e de orientação. Os agentes da UVZ farão também, nestes locais, um levantamento de quantos cães e gatos moram nas casas. Os donos dos animais serão orientados a levar os bichos em um dos três postos fixos de vacinação que serão montados nesta região no dia 17 de dezembro, para receber um reforço da vacina, mesmo que os animais já tenham sido vacinados ou se o dono não lembrar se o seu bicho foi imunizado. 

 

Caso

O bloqueio contra raiva nesta região foi desencadeado depois da confirmação, pelo Instituto Pasteur, de raiva em um gato que apareceu em uma casa no Residencial Parque Vila União. No dia 1º de novembro deste ano, o gato entrou no imóvel e foi logo acuado pelos três cachorros da moradora, que foi tirar o felino do meio dos cães. Ela acabou atacada pelo gato e saiu para procurar ajuda imediatamente no Centro de Saúde. 

Recebeu uma dose de vacina. Quando voltou para casa, encontrou o gato morto. O animal foi retirado pela UVZ e levado para testes. A moradora passa bem e tomou um reforço da vacina assim que saiu a confirmação de que o gato intruso estava com raiva. Os cachorros e mais um gato que moram na residência também foram vacinados e ficam em observação pelos próximos 180 dias.

 

Raiva em Campinas

Em 2015, Campinas registrou um caso de raiva canina, 33 anos após o último registro em animais desta espécie. O isolamento viral indicou que este cão foi infectado com o vírus da raiva transmitido por morcegos. Neste mesmo ano, seis morcegos e um herbívoro foram diagnosticados com a doença. Em 2016, até agora, foram 12 mocegos positivos para raiva.  

Em 2014, depois de 15 anos, foi registrado um caso de raiva felina. A raiva é uma doença letal em 100% dos casos, inclusive nos humanos. Por isso, a vacina anual em cães e gatos é importante.  

Em Campinas, o último caso da doença em humanos aconteceu em 1981.

 

Voltar a lista de novidades


Crédito: Luiz Granzotto
Profissionais vacinam cães e gatos com mais de três meses


Crédito: Luiz Granzotto
População é orientada sobre raiva animal

Crédito: Luiz Granzotto
Ação ocorre também dias 6 e 7 de dezembro: se chover, operação é suspensa

Crédito: Luiz Granzotto
Raiva é uma doença fatal para humanos e animais: transmissão é pelo morcego