Novidades

Novidade

16/12/2016

Notícia - Prefeitura promove mutirão de combate às arboviroses no Buraco do Sapo

 

A Prefeitura de Campinas promove neste sábado, dia 17 de dezembro, mais um mutirão de combate às arboviroses. A ação faz parte da operação “Natal sem Zika”, que começou nesta semana na Comunidade Buraco do Sapo, região Leste da cidade, próximo ao Jardim Flamboyant. A iniciativa conta com a participação do movimento Transforma Campinas e de suas entidades associadas: Creche Nova Jerusalém, Instituto Padre Haroldo e Projeto Filhos'  

A partir das 8h, equipes da Defesa Civil e das Secretarias de Saúde e de Serviços Públicos, além de voluntários, realizam ações de limpeza e de busca e bloqueio de criadouros do Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya, na Comunidade Buraco do Sapo. 

As atividades começaram com a limpeza do Córrego Brandina. Segundo o Departamento de Limpeza Urbana, a expectativa é retirar até 150 toneladas de resíduos do córrego. Até a tarde desta sexta-feira, 40% do total foi removido. O trabalho deve se estender até a tarde de sábado.    

Na noite desta sexta-feira, 16 e dezembro, será realizado um trabalho de orientação a respeito das doenças por meio de teatro e exibição de filmes à comunidade. 

A operação conta com o apoio do Transforma Campinas, Sanasa (Sociedade de Abastecimento de Água e Saneamento S/A), Instituto Padre Haroldo, Serviço Social Nova Jerusalém e Projeto Filhos Campinas.

 

Medidas 

Para acabar com a proliferação do mosquito é preciso evitar acúmulo de água, latas, pneus e outros objetos. Os vasos de plantas devem ter a água trocada a cada dois dias.  É importante, também, vedar a caixa d’água. Os vasos sanitários que não estão sendo usados devem ficar fechados.

 

Voltar a lista de novidades


Crédito: Carlos Bassan
Limpeza dos terrenos está entre as ações

Crédito: Carlos Bassan
Limpeza do córrego também integra o mutirão

Crédito: Carlos Bassan
Além dos trabalhadores da PMC, ação conta com voluntários

Crédito: Carlos Bassan
Operação integra Natal sem Zika