Novidades

Novidade

08/03/2017

Notícia - SAMU de Campinas treina agentes da Defesa Civil
Autoria: Coordenação SAMU

 

Nessa terça-feira, dia 7 de Março, 7 agentes da Defesa Cívil de Campinas participaram do primeiro dia de treinamento de primeiros-socorros no atendimento à múltiplas vítimas, ministrada pelos enfermeiros do Samu Campinas Valdir de Assis e Juliana Dias de Oliveira Roman.

O treinamento que foi dividido em dois dias, com aulas teóricas e práticas, com um total de 16 horas, e atende ao decreto que reorganiza o Sistema Municipal de Proteção e Defesa Civil de Campinas e está previsto na plataforma para o planejamento e resposta a desastres, minimizando, assim, os riscos e perdas para a população.

Os instrutores do Samu 192 mostraram aos 7 agentes da Defesa Civil, quais são as ações indispensáveis nos primeiros minutos de atendimento às vítimas de acidentes, quedas, queimaduras e de diversas ocorrências que exigem ações de emergência, principalmente no atendimento à multiplas vítimas.

Para o coordenador geral do Samu Campinas, o médico emergencista José Roberto Hansen, a preparação das equipes de resgate ou socorro às vítimas de desastres é fundamental para o melhor atendimento.
 

Decreto

O decreto 19.135 foi assinado em 13 de maio de 2016 e, em linhas gerais, muda a concepção de reação ao desastre para a gestão de risco no sentido de estabelecer um planejamento mais eficaz para atendimento aos desastres. O decreto estabelece a instalação do Comitê Municipal de Gestão de Risco de Campinas, que será formado por representantes das secretarias envolvidas na construção de cidade resiliente. As secretarias envolvidas são Habitação, Urbanismo, Saúde (Samu e Vigilância), Assistência Social, do Verde, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, além da Sanasa. Outra medida é a realização de treinamento em resiliência com a comunidade local.

 

Voltar a lista de novidades