Novidades

Novidade

15/03/2017

Notícia - Equipes do SAMU 192 recebem capacitação para atendimento à população
Autoria: Coordenação SAMU

 

Com objetivo de aprimorar o atendimento à população, 12 Telefonistas Auxiliares na Regulação Médica (TARM's) do SAMU 192 Campinas, participaram na última terça-feira do Curso da Central de Regulação. Segundo o coordenador geral do SAMU 192, o médico emergencista José Roberto Hansen, o curso reforçou os conceitos básicos necessários nas atividades de Regulação Médica e Pré Hospitalares, abordando temas como a história do SUS, critérios de gravidade e prioridades, ética médica e atendimento.

Nosso objetivo foi instruir os TARM's em relação à legislação, forma de atendimento, primeiros socorros ecomo orientar o solicitante enquanto ele aguarda o atendimento”, afirmou Hansen. O coordenador do SAMU 192 lembrou que os TARM's são os responsáveis pelo primeiro contato com o solicitante. “Por isso é importante reconhecer quais casos são mais urgentes”.

O curso foi dividido em dois períodos. O primeiro foi realizado pelo coordenador geral do SAMU 192, com foco nas particularidades que compõem as normas e rotinas do serviço. Hansen também discutiu situações especiais e orientações através da sua experiência de mais de 20 anos no SAMU 192 Campinas.

No período da tarde o enfermeiro Valdir de Assis ministrou o treinamento de primeiros socorros, demonstrando quais ações são indispensáveis nos primeiros minutos de atendimento às vítimas de acidentes, quedas, queimaduras e diversas ocorrências que exigem ações de emergência.

São conceitos e técnicas fáceis de aprender e aplicar que, unidos à vontade e à decisão de ajudar, podem impedir que um acidente tenha maiores consequências.

È importante que todo cidadão tenha noção de primeiros socorros porque podem ajudar o paciente até a chegada do socorro qualificado.
 

Como funciona

O SAMU 192 Campinas, integra a Política Nacional de Urgências e Emergências e auxilia na organização do atendimento na rede pública. O socorro do SAMU 192 é realizado após chamada gratuita pelo telefone 192. As ligações são atendidas por Telefonista Auxiliar na Regulação Médica (TARM), que identificam a emergência e, imediatamente, transferem o telefonema para o médico regulador. Esse profissional faz o diagnóstico da situação e inicia o atendimento. O SAMU 192 recebe pelo menos 730 ligações por dia, gerando 300 atendimentos e as demais recebem orientaçao.

Levantamento feito pela Secretaria Municipal de Saúde aponta que cerca de 30% das chamadas realizadas para o SAMU 192 Campinas são trotes. A brincadeira atrapalha o pedido de socorro de pacientes e vitimas de acidentes e atrasa um atendimento que pode salvar vidas.

 

Voltar a lista de novidades