Novidades

Novidade

22/05/2017

Notícia - Campanha de vacinação contra a gripe termina na próxima sexta, dia 26
Autoria: PMC

 

A Campanha de Vacinação contra a gripe termina na próxima sexta-feira, 26 de maio.  A vacina está disponível nos 63 centros de saúde de Campinas. Para receber a dose, as pessoas devem levar carteira de vacinação ou documento de identidade. Os doentes crônicos devem apresentar receita ou prescrição médica.

A vacina é aplicada em pessoas acima de 60 anos, crianças entre seis meses e menores de 5 anos de idade, gestantes, puérperas (mulheres que tiveram filhos nos últimos 45 dias), profissionais de saúde, professores, índios, população carcerária, funcionários do sistema prisional e portadores de doenças crônicas. 

Desde o último sábado, 13 de maio, profissionais da Defesa Civil, bombeiros, policiais militares, funcionários do Poupatempo e dos Correios foram incluídos na vacinação. É necessária a apresentação de crachá ou demonstrativo de pagamento (holerite).   

A campanha começou em 17 de abril e continua até 26 de maio. Até agora, 140,9 mil pessoas dos grupos prioritários foram vacinadas, o que equivale a uma cobertura de 57,3%. Também foram vacinados 31.614 portadores de doenças crônicas. 

A meta é vacinar 90% das 322.642 pessoas consideradas público-alvo. Em 2016, a cobertura vacinal foi de 98%. 

Neste ano, a vacina protege contra as gripes A (H1N1 e H3N2) e B. A composição muda todo ano, de acordo com as cepas do vírus da gripe que estão em circulação no período. Por isso, é preciso receber a imunização anualmente. A vacina evita as complicações causadas pela gripe e doenças graves, como pneumonia. As pessoas com doenças agudas graves e febre (moderada ou alta) devem esperar a melhora do quadro clínico para receber a dose. A vacina contra a gripe pode ser administrada simultaneamente com as demais vacinas, inclusive a de febre amarela. 

 

Influenza 

A gripe, ou influenza, é uma infecção causada por vírus que afeta o sistema respiratório, mais precisamente o nariz, garganta e brônquios. O contágio ocorre de forma direta através das secreções das vias respiratórias da pessoa contaminada ao falar, tossir ou espirrar ou de forma indireta, por meio das mãos que, após contato com superfícies recém-contaminadas por secreções respiratórias, podem levar o agente infeccioso direto a boca, olhos e nariz. A doença pode se apresentar desde uma forma leve e de curta duração, até formas clinicamente graves e complicadas. A gripe é responsável por elevada taxa de adoecimento e morte em grupos de maior vulnerabilidade, principalmente no inverno. 

Por isso, é muito importante a adoção de medidas que previnem a transmissão:  

- Fazer frequente higienização das mãos, principalmente antes de consumir algum alimento;  

- Utilizar lenço descartável para higiene nasal;  

- Cobrir nariz e boca quando espirrar ou tossir;  

- Evitar tocar mucosas de olhos, nariz e boca;  

- Higienizar as mãos após tossir ou espirrar;  

- Não compartilhar objetos de uso pessoal, como talheres, pratos, copos ou garrafas;  

- Manter os ambientes bem ventilados;  

- Evitar contato próximo a pessoas que apresentem sinais ou sintomas de influenza;  

- Se estiver com sintomas de gripe, na medida do possível, evite manter suas atividades cotidianas;  

- Evitar aglomerações e ambientes fechados (procurar manter os ambientes ventilados);  

- Adotar hábitos saudáveis, como alimentação balanceada e ingestão de líquidos;  

- Orientar o afastamento temporário (trabalho, escola, entre outros) até 24 horas após cessar a febre

 

Voltar a lista de novidades


Crédito: Arquivo/Secom
Público deve levar carteirinha de vacinação ou identidade