Novidades

Novidade

01/06/2017

Notícia - Acessibilidade: funcionários do SAMU 192 Campinas participam da primeira aula do curso de LIBRAS
Autoria: Coordenação SAMU

 

Funcionários do SAMU 192 Campinas participaram na manhã desta quinta-feira, 1 de junho, no auditório do SAMU, da primeira aula do curso de Noções Básicas da Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS, com alguns Sinais da Àrea da Saúde.

Sensibilizado com as questões de acessibilidade e sobre as especificidades no trato com as pessoas com deficiência auditiva , o coordenador do SAMU 192 Campinas, José Roberto Hansen, solicitou a Secretaria Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência e Cidadania - SMPD, um curso que possibilitasse aos funcionários do SAMU 192, um aprendizado de LIBRAS, com noções na Área de Saúde, focado nas necessidades de comunicação na abordagem às pessoas socorridas pelas equipes.

O objetivo do curso é oferecer, aos funcionários do SAMU 192 Campinas, noções básicas no atendimento de emergência a pessoa com deficiência auditiva, por meio do uso de LIBRAS.

As atividades teóricas e práticas são ministradas pela intérprete de Libras da SMPD, Josie Ananias. O curso é focado nas necessidades de comunicação no atendimento, tendo por base o ensino de palavras/sinais para que possibilite o socorro à pessoa surda que procura pelo SAMU 192 Campinas.

A enfermeira Ana Paula Crivelaro Ferreira, uma das profissionais neste primeiro encontro referiu que “ foi muito interessante, trouxe princípios básicos para a gente se sentir mais segura no atendimento ao paciente com deficiência auditiva ou surdez”, disse.

"A iniciativa da coordenação do Samu, de nos procurar para a parceria, é muito importante. Essa é a verdadeira inclusão e humanização do atendimento", disse Josie Ananias, Instrutora e Intérprete de Libras da SMPD.



Dados Estatísticos:

Censo 2010 no Brasil existem 9.638.276 pessoas com deficiência auditiva, sendo que entre elas 2.143.173 com deficiência auditiva severa e 344.206 se consideram surdas,
Em Campinas existem 48.356 pessoas com deficiência auditiva, sendo que entre elas 12.030 com deficiência auditiva severa e 3.891 se consideram surdas.

 

Voltar a lista de novidades