Novidades

Novidade

16/03/2018

SAMU 192 Campinas capacita funcionários em atendimento de múltiplas vítimas
Autoria: Equipe SAMU

 

Funcionários do SAMU 192, graduandos, internos e residentes de enfermagem e medicina participaram nos dias 12 e 13 de março de um treinamento para o atendimento de múltiplas vítimas de acidentes. A ação teve como objetivo manter as equipes treinadas e atualizadas para este tipo de atendimento, onde o número de vítimas é superior a cinco.

O princípio fundamental para o atendimento de múltiplas vítimas é fazer o melhor para o maior número de pessoas usando os recursos materiais e de pessoal disponíveis.

Durante os dois dias de treinamento, ministrado pelas enfermeiras do SAMU 192 Campinas Juliana Dias de Oliveira Roman e Ana Paula Crivelaro Ferreira, os profissionais participaram de uma palestra e fizeram um exercício com fotos em banners, aplicando o método START, que é usado para identificar a gravidade de cada vítima.

Para a graduanda de enfermagem da FAC Campinas, Sthela Rodrigues Pereira, “foi muito construtivo, além de fazer parte da profissão que eu escolhi para o meu futuro, também me deu uma noção de como proceder no atendimento a muitas vítimas”, disse.

“Gostei muito, foi bom relembrar de como agir e classificar a gravidade das vítimas. As explicações foram muito claras, e estar atualizada é muito importante, pois não é sempre que a gente se depara com acidentes deste tipo”, falou Andréia Rita Dumas Neves, auxiliar de enfermagem do SAMU.

Acidentes com múltiplas vítimas

Eventos súbitos com mais de 5 vítimas.

Situação em que há um desequilíbrio entre os recursos imediatamente disponíveis e as necessidades. Porém, com recursos locais se consegue manter um padrão de atendimento adequado.

Curiosidade

Melhor do que treinar é colocar em prática o aprendizado. Isso ficou comprovado no primeiro dia de treinamento, quando o SAMU 192 Campinas foi acionado para atender vítimas de um acidente automobilístico envolvendo nove pessoas.

Perto do meio-dia da segunda-feira, dia 12, um carro invadiu um restaurante e várias pessoas ficaram feridas. Para o local, foram encaminhados 10 funcionários do SAMU 192 Campinas, que participavam do treinamento e puderam colocar em prática o que estava sendo discutido na teoria. Entre os profissionais que se deslocaram para o atendimento estavam médicos, enfermagem e condutores, divididos em duas ambulâncias.

O atendimento às vítimas contou com apoio do Corpo de Bombeiros e Polícia Militar.

 

Voltar a lista de novidades