Novidades

Novidade

22/06/2018

Notícia - Cipeiros são capacitados para fazer primeiros-socorros
Autoria: - Equipe SAMU

 

Neste mês de Junho o Samu 192 capacitou os servidores integrantes da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes – CIPA em princípios básicos de primeiros-socorros. As atividades aconteceram no Ceprocamp, que contou com aulas que foram ministradas por técnicos de segurança do trabalho da Secretaria de Recursos Humanos e por profissionais da saúde.

Os cipeiros eleitos foram divididos em 6 grupos, que também foram treinados em outras áreas, como segurança e saúde do trabalhador.

O objetivo do treinamento é falar das principais situações que podem ocorrer no ambiente de trabalho, social e familiar, tornando a pessoa capaz de atuar diretamente com a vítima, bem como no acionamento do atendimento pré-hospitalar.

A aula foi ministrada pelo enfermeiro Valdir de Assis, instrutor do SAMU-192. “Acidentes podem ocorrer em qualquer lugar, seja no trabalho, na família ou numa ocasião social e os cipeiros foram capacitados a partir desta constatação, com o enfoque nos primeiros-socorros necessários, estabilizando a vítima até a chegada do serviço qualificado” afirmou.

A atividade faz parte da formação dos cipeiros e está prevista na LEI 15.555/2018, que instituiu a CIPA na Prefeitura de Campinas.
O conteúdo do curso incluiu estudo do ambiente e condições de trabalhos e risco; noções de acidentes e documentação dos acidentes de trabalho, legislação e previdência relacionadas à saúde e segurança; princípios gerais de higiene do trabalho; organização da Cipa e suas atribuições; e noções de combate a incêndios e de primeiros-socorros.

 

Voltar a lista de novidades