Novidades

Novidade

10/07/2018

Notícia - Vacina contra sarampo continua sendo necessária. Campinas oferece doses
Autoria: - PMC

 

A Secretaria de Saúde de Campinas faz um alerta para os casos de sarampo no Brasil e chama a atenção das pessoas para a vacinação. A vacina (tríplice viral) está disponível nos 64 centros de saúde da cidade. A Pasta registrou cobertura de 77,7% na segunda dose da vacina contra sarampo, caxumba e rubéola – a meta é atingir 95%. 

A vacinação de rotina prevê a primeira dose aos 12 meses e a segunda aos 15 meses. Pessoas com idade entre 15 meses e 29 anos, não vacinadas, devem tomar duas doses, com um intervalo de um mês. Já os adultos de 30 a 58 anos não vacinados devem tomar uma dose única da tríplice.  

“A preocupação com o sarampo não é secundária, pois muitas vezes a doença é letal. No entanto, é possível prevenir com a vacina. Campinas não tem casos de sarampo, mas as pessoas se movem, principalmente no período de férias, e há casos da doença em outros Estados”, afirmou o secretário de Saúde, Carmino Antonio de Souza.  

A diretora do Departamento de Vigilância em Saúde (Devisa), Andrea von Zuben, alerta que as pessoas que não têm a carteira e não sabem se tomaram a vacina, devem procurar um centro de saúde para receber a dose. “A vacina fica disponível o ano todo nos centros de saúde”, disse.  

 

Ações 

Durante o mês de julho, o Departamento de Vigilância em Saúde (Devisa) realizará ações de vacinação e orientação nos pontos de embarque e desembarque de pessoas.  

Nos dias 12 e 13, os funcionários da rodoviária (lojas e empresas de ônibus) serão vacinados. No mesmo mês, em data ainda a ser definida, os funcionários do Aeroporto Internacional de Viracopos receberão a vacina.  

As agências de viagem também receberão orientações para passar aos passageiros.  

 

Campanha 

Entre 6 e 31 de agosto será realizada uma Campanha Nacional de Vacinação contra a poliomielite e o sarampo. Na ocasião, serão vacinadas crianças entre 1 ano e menores de 5 anos. A meta é vacinar 95% de 56.790 pessoas.  

Durante a campanha serão vacinadas todas as crianças desta faixa etária, independentemente da situação vacinal. Em 18 de agosto, um sábado, acontecerá o Dia D da campanha.

 

Voltar a lista de novidades


Crédito: Carlos Bassan
Sarampo continua preocupando e exigindo prevenção
 

Crédito: Carlos Bassan
Secretaria de Saúde divulgou números da doença no Brasil