Novidades

Novidade

12/07/2018

Notícia - Saúde vacina funcionários do Terminal Rodoviário contra sarampo
Autoria: - PMC

 

A Secretaria de Saúde de Campinas realiza nesta quinta e sexta-feiras, dias 12 e 13 de julho, uma ação especial para vacinar funcionários que trabalham no Terminal Rodoviário “Ramos de Azevedo”, visando a imunização contra o sarampo. Equipes do Departamento de Vigilância em Saúde (Devisa) estão abordando os trabalhadores para checagem e atualização da vacina tríplice viral, que protege também contra caxumba e rubéola, devido à preocupação com aumento de casos de sarampo em vários Estado do Brasil, uma vez que a doença pode ser letal. 

“Não é uma ação para passageiros. Não abordaremos pessoas que estão chegando ou partindo”, explica a enfermeira coordenadora do Programa de Imunização da Secretaria de Saúde, Gabriela Marchesi. O trabalho de vacinação no Terminal é interno e direcionado em lojas, guichês de atendimento e pontos estratégicos de concentração dos trabalhadores. O mesmo esquema deverá ser realizado com os funcionários que atuam no Aeroporto de Viracopos, em quatro datas a serem confirmadas até o final deste mês. A ideia é proteger os profissionais que atuam em contato com os viajantes. 

As agências de viagem já receberam orientações da Secretaria de Saúde, durante o mês de junho, para passar aos passageiros que compram pacotes turísticos sobre a necessidade de se protegerem contra a doença ao se deslocarem pelo País. 

 

População em geral 

A vacinação contra o sarampo faz parte do calendário de imunização da rede pública e fica disponível durante todo o ano. A vacina tríplice viral é aplicada nos 64 centros de saúde de Campinas para todo a população.  

Como vacina de rotina, a primeira dose é prevista ainda na primeira infância, aos 12 meses, e a segunda aos 15 meses. Mas pessoas com idade a partir dos 15 meses e até os 29 anos, que não foram vacinadas, devem tomar as duas doses, mas com um intervalo de um mês. Já os adultos entre 30 a 58 anos não vacinados precisam tomar apenas a dose única da tríplice.  

Pessoas que não sabem se foram vacinadas podem receber a vacina. Quem tiver dúvidas ou quiser se vacinar deve procurar o centro de saúde próximo de onde mora e levar a carteira de vacinação, se tiver o documento, para avaliação do esquema vacinal. 

As salas de vacinas dos Centros de Saúde possuem horário especial de funcionamento, que deve ser checado em cada unidade. Os endereços das Unidades Básicas de Saúde podem ser consultadas por região da cidade no site da Prefeitura de Campinas, no https://saude.campinas.sp.gov.br/, clicando em Unidades de Saúde e depois em Centros de Saúde.

 

Voltar a lista de novidades


Crédito: Carlos Bassan
O médico epidemiologista André Ribas explica sobre os casos de sarambo