Novidades

Novidade

27/07/2018

Notícia - Saúde realiza ação contra a raiva em três bairros da cidade
Autoria: - PMC

 

A Secretaria de Saúde de Campinas, por meio da Unidade de Vigilância em Zoonoses (UVZ), Vigilância em Saúde (Visa) Sul e Centro de Saúde São Bernardo, realiza, a partir da próxima segunda-feira, 30 de julho, um plano de ações contra a raiva nos bairros Parque Itália, Vila São Jorge e parte da Vila Industrial.  

As medidas foram planejadas depois da confirmação de três casos de raiva em morcegos na região.  

As ações acontecerão até sexta-feira, 3 de agosto, sempre das 8h às 12h, e incluem orientação à população e levantamento do número de cães e gatos, além da situação vacinal desses animais. A expectativa é que 2 mil imóveis sejam visitados. Os agentes estarão identificados com crachás.  Em caso de chuva, as atividades serão transferidas para outras datas.  

 

Vacinação 

Cães e gatos a partir dos três meses de idade devem ser vacinados contra a raiva anualmente. A dose é necessária inclusive para os animais que não têm acesso à rua, pois os morcegos podem entrar em contato com eles dentro dos imóveis. 

Em Campinas, há dois postos fixos para a vacinação de cães e gatos, instalados na sede da UVZ (Rua Dr. César Paranhos de Godoy, 333, no Jardim Chapadão) e no Departamento de Proteção e Bem Estar Animal (DPBEA), que fica na Rua das Sapucaias, 115, na Vila Boa Vista.  

As vacinas são aplicadas de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 11h30 e das 13h30 às 16h30. Basta comparecer aos locais levando os animais e, se tiver, as carteiras de vacinação. A vacina é gratuita. 

 

Precauções 

Em caso de morcegos mortos ou comportamento estranho dos animais, a população deve acionar a UVZ por meio do telefone (19) 3245-1219, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Fora destes horários, o plantão da UVZ pode ser acionado por meio da Defesa Civil, pelo telefone 199.  

É considerado comportamento estranho os morcegos que voam durante o dia, que ficam pendurados em locais com a incidência direta de luz solar ou que estejam caídos no chão. 

 

Voltar a lista de novidades


Crédito: Arquivo
Ação foi planejada após confirmação de três casos de raiva em morcegos na região