Novidades

Novidade

31/07/2018

Notícia - Nota Oficial
Autoria: - PMC

 

A Secretaria de Saúde informa que foi confirmada nesta terça-feira, 31 de julho, uma morte por febre maculosa em Campinas. A vítima, uma mulher de 30 anos, contraiu a doença em um sítio no bairro Recanto dos Dourados, área rural da cidade, e morreu no último dia 6. Desde o início do ano Campinas registrou, além do óbito, mais quatro casos da doença, que evoluíram para cura. Dois deles foram contraídos no município, nas regiões dos bairros Carlos Gomes e Florence, e dois em outras cidades. 

 

Cuidados 

A febre maculosa é uma infecção grave, transmitida pelo carrapato conhecido como estrela. Não existe vacina contra a doença e não é possível eliminar totalmente o carrapato. Por isso, a população deve evitar frequentar as áreas de vegetação e de mato, onde há infestação de carrapatos-estrela e, portanto, locais de risco. 

Caso a pessoa passe por essas áreas, ou tenha de frequentá-las, deve ficar atenta, em até 15 dias, aos sintomas da doença, que são febre, dor de cabeça, dor intensa no corpo, mal-estar generalizado, náuseas e vômitos. Ao apresentar um desses sinais, a pessoa deve procurar o serviço de saúde e informar que teve contato com o carrapato e/ou com locais de risco.

 

Voltar a lista de novidades