Novidades

Novidade

27/09/2018

Notícia - Saúde promove 2ª etapa da vacinação contra a raiva neste final de semana
Autoria: - PMC

 

A Secretaria de Saúde de Campinas promove neste sábado, 29 de setembro, e domingo, dia 30, a segunda etapa da Campanha de Vacinação contra a Raiva. Neste final de semana as vacinas serão aplicadas nos cães e gatos em postos distribuídos nas regiões Norte, Noroeste e Sudoeste. Devem ser vacinados os animais a partir dos três meses de idade.  

Neste final de semana, as doses estarão disponíveis em 173 pontos (postos fixos e volantes), sendo 80 na Norte, 48 na Noroeste e 45 na Sudoeste. As datas, horários e endereços podem ser consultados no site da prefeitura (https://saude.campinas.sp.gov.br/eventos/eventos_2018/Anti_Rabica_2018_postos.pdf ) ou pelo telefone 156. 

No último final de semana, 22 e 23 de setembro, a vacinação aconteceu nas regiões Leste e Sul. Na ocasião, foram vacinados 29.765 cães e 6.032 gatos. 

“Em 2017 foram vacinados cerca de 73 mil cães e 15 mil gatos durante toda a campanha. Devido à importância do morcego no ciclo urbano de transmissão da raiva, esperamos pelo menos atingir essa cobertura de animais vacinados”, afirma a coordenadora da Unidade de Vigilância em Saúde (UVZ), Elen Fagundes.  

De acordo com o médico veterinário do Departamento de Vigilância em Saúde (Devisa), Ricardo Conde Alves Rodrigues, o vírus da raiva circula na cidade por meio dos morcegos. “A vacinação anual dos cães e gatos previne a infecção em humanos e nos animais domésticos”, diz.  

A vacina é segura e gratuita. É recomendada, também, para os animais que não saem de casa, pois os morcegos podem entrar em contato com eles dentro dos imóveis. 

A Secretaria de Saúde recomenda que os cães sejam levados com guia e coleira. É indicado que cães de grande porte estejam com enforcador e sejam conduzidos sempre por um adulto. Os gatos devem ser transportados em uma caixa adequada, pois podem ficar assustados e fugir. 

 

Casos 

O último caso de raiva humana em Campinas foi registrado em 1981. Desde então, têm sido detectados, na área urbana do município, casos de raiva em morcegos e em animais domésticos de estimação, infectados por morcegos.  

Nos últimos anos, a cidade registrou um caso de raiva canina, em 2015, e dois casos em felinos (em 2014 e 2016). Por meio de exames laboratoriais foi verificado que estes animais foram infectados por vírus transmitidos por morcegos.  

Em 2017 houve o registro de 23 casos da doença em morcegos. Neste ano, até 26 de setembro, foram 28.

 

Voltar a lista de novidades


Crédito: Arquivo PMC / Fernanda Sunega
Gato recebe vacina contra a raiva