Novidades

Novidade

27/09/2018

Notícia - Outubro Rosa terá extensa programação em Campinas a partir de segunda
Autoria: - PMC

 

A Prefeitura de Campinas inicia nesta segunda-feira, 1º de outubro, a campanha do Outubro Rosa, um movimento mundial que tem o objetivo de mobilizar a sociedade para a importância da prevenção do câncer de mama. A doença consiste na primeira causa de morte por câncer entre as mulheres campineiras.

A edição deste ano tem como tema "Mulheres Fortes, Eu Venci" e conta com uma extensa programação que inclui duas exposições, caminhada, revoada de balões, apresentação de dança, iluminação de prédios públicos na cor rosa e palestras sobre câncer de mama. Todas as atividades são gratuitas. 

 

Abertura 

A abertura do evento, na segunda-feira, terá dois momentos. O primeiro às 10h, no Symetria, na rua Itália, 388, Vila Andrade Neves. No local, haverá café da manhã e revoada de balões na cor rosa. Os balões são biodegradáveis e vão carregar, cada um, sementes de ipês-rosa para que possam brotar onde cair na cidade. 

Também no Symetria, no mesmo dia, começa a venda das camisetas da campanha, por R$ 15,00. Toda renda obtida será revertida para o Grupo Rosa e Amor e para o Centro de Atenção Integral à Saúde da Mulher (Caism) da Unicamp. No dia 31, encerramento da campanha, está agendada a entrega da renda arrecadada para as entidades.  

O segundo momento da abertura acontece às 18h, no Balão do Castelo, com apresentação do Stúdio de Dança Érika Ramos. Será apresentada uma coreografia de hip hop com o título: A origem é bruta...O gigante não morreu!, que foi obteve recentemente o primeiro lugar na categoria de danças urbanas, no Festival de Danças Mercosul, na Argentina. O elenco é composto por 26 dançarinos, sendo alunos e ex-alunos das escolas municipais de Campinas. A academia fica localizada no distrito do Ouro Verde.

 

Monumentos iluminados 

Também a partir de segunda-feira, o Paço Municipal, a Torre do Castelo e os reservatórios de água da Sanasa dos bairros Nova Campinas, Gramado, São Vicente, DIC, São Bernardo e Alto do Taquaral passam a ser iluminados, à noite, com uma luz rosa – a cor rosa é o símbolo da campanha.

 

Conscientização 

“O Outubro Rosa é um mês para as mulheres se conscientizarem que precisam fazer a mamografia. Precisamos vencer o medo de realizar o exame e enfrentar o diagnóstico”, diz a primeira-dama Sandra Ciocci, líder do movimento Transforma Campinas (www.transformacampinas.com.br) e coordenadora da campanha do Outubro Rosa. 

Sandra afirma que não é preciso esperar para marcar a mamografia na rede pública da cidade porque a fila foi zerada. Segundo ela, a campanha busca alertar as mulheres para que façam os exames preventivos do câncer de mama não somente durante o mês de outubro, mas ao longo do ano, permitindo assim fazer o diagnóstico precoce, tratar e superar a doença a tempo. 

 

Exposições 

No dia 8 de outubro, serão abertas duas exposições fotográficas nos shoppings Iguatemi e Galleria. As mostras reúnem trabalhos de 13 fotógrafos campineiros sobre 13 mulheres que aceitaram o desafio de contar como enfrentaram o câncer de mama. 

Uma das mulheres retratadas será Valeria Peris, Miss Brasil 1994. Outro destaque da campanha é a participação da campeã brasileira de basquete, Karla Costa, que é a ‘madrinha’ do Outubro Rosa 2018.  

 

Caminhada 

No dia 21, um domingo, haverá a Caminhada Laço Rosa. Começa às 8h, na Praça Arautos da Paz, no Taquaral. A atividade vai chamar a atenção para a importância do apoio de familiares e amigos na prevenção, tratamento do câncer e também na recuperação da autoestima. 

O Outubro Rosa está sendo promovido pela Prefeitura de Campinas, Sanasa, Transforma Campinas, Symetria, Unimed, Grupo Bandeirantes, EPTV, Rede Família, TVB, TV Câmara, VTV, Shopping Iguatemi, Galleria Shopping, Grupo Rosa e Amor, Caism, Ative Vida, Dimen, Groove 19, Agni´s, Grupo Mulheres do Brasil, D/Lavoro, Débora Selanne, Érika Ramos e Franco Júnior. 

 

Palestras 

Durante todo o mês, médicos especialistas do Caism Unicamp ministrarão palestras sobre câncer de mama. As palestras serão realizadas na Associação de Educação do Homem de Amanhã – AEDHA – mais conhecida como Guardinha, Patrulheiros Campinas, Centro de Educação Profissional de Campinas (Ceprocamp), Educandário Eurípedes e Infraero.  

 

COC adere ao Outubro Rosa 

O Centro de Oncologia de Campinas (COC) também fará parte da programação do Outubro Rosa. De 1º a 29 de outubro, o COC promoverá uma série de atividades, todas gratuitas. 

Clique aqui e confira. 

 

Câncer de mama 

Em Campinas, o câncer de mama é a principal causa de morte por câncer entre as mulheres. A melhor forma de prevenir esta doença é por meio do exame clínico anual e da mamografia. De acordo com protocolo do Ministério da Saúde, a partir dos 50 anos deve ser realizada pelo menos uma mamografia a cada dois anos. Em Campinas, a Secretaria de Saúde inicia os exames já a partir dos 40 anos. As mulheres que apresentarem nódulo ou outro sintoma terão os exames complementares realizados independente da idade e conforme o caso. 

As mamografias são solicitadas nos Centros de Saúde e realizadas no Hospital de Amor, na Policlínica 1 e no hospital Celso Pierro. 

 

Outubro Rosa 

O “Outubro Rosa” é comemorado em todo o mundo. O nome faz referência à cor do laço rosa, que simboliza a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas e entidades nesta causa. O movimento começou nos Estados Unidos, onde vários estados tinham ações isoladas relacionadas ao câncer de mama e/ou mamografia no mês de outubro. No Brasil, a primeira iniciativa em relação ao “Outubro Rosa” foi a iluminação em rosa do monumento Mausoléu do Soldado Constitucionalista, em São Paulo (mais conhecido como o Obelisco do Ibirapuera), em 2 de outubro de 2002. 

 

Programação 

Dia 1º 

Às 10h – Abertura no Symetria com café da manhã e revoada de Balões. Rua Itália, 388, Vila Andrade Neves.  

Às 18h – Abertura no Balão do Castelo com apresentação do Stúdio de Dança Érika Ramos e iluminação da Torre do Castelo.  

Balão do Castelo, na Praça Vinte e Três de Outubro - Av. João Erbolato, S/N – Castelo. 

 

Dia 8 

Exposição de fotos nos shoppings Iguatemi e Galleria.  

 

Dia 17 

Às 19h - Leilão em prol do Caism e Grupo Rosa e Amor realizado pela Loja Débora Selanne. Rua General Osório, 2.310, Cambuí.  

 

Dia 21 

Às 8h, Caminhada Laço Rosa, na Arautos da Paz, Taquaral. 

Das 9h às 12h – Evento beneficente Outubro Rosa com oficinas artísticas, atividades esportivas, música e palestras. Praça Carmela de Vita Godoy, Vila 31 de Março.  

 

Dia 31 

Às 10h - encerramento da campanha no Caism Unicamp.

 

Voltar a lista de novidades


Crédito: Arquivo
Caminhada do Outubro Rosa do ano passado, na Lagoa do Taquaral