Novidades

Novidade

08/10/2018

Notícia - Centros de saúde têm programação especial para o Outubro Rosa
Autoria: - PMC

 

Os centros de saúde de Campinas aderiram ao Outubro Rosa e desenvolveram uma programação especial durante todo o mês de outubro. Além do objetivo de conscientizar a população acerca dos riscos do câncer de mama e sobre a importância dos exames de diagnóstico precoce, o Outubro Rosa se tornou uma campanha voltada para os cuidados da saúde da mulher.  

Com isso, as unidades de saúde estão disponibilizando várias ações para a população, como rodas de conversa para aconselhamento sobre prevenção de doenças, atendimento ginecológico, testes rápidos de doenças sexualmente transmissíveis (como HIV, hepatite e sífilis), exames de mamografia e papanicolau, entre outros. Em algumas unidades haverá café da manhã, aulas de zumba, apresentação de teatro e sorteios de brindes. 

Para realizar os exames de mama e coleta de papanicolau é necessário agendar os exames previamente no centro de saúde mais próximo. Já para participar das demais atividades não é necessário se inscrever. 

 

Sobre Campinas 

Campinas não possui fila para realizar a mamografia. Aqui, o exame pode ser feito a cada dois anos em mulheres de 40 anos ou mais, antes mesmo da idade recomendada pelo protocolo do Sistema Único de Saúde (SUS), que é a partir de 50 anos. 

A melhor maneira de prevenir o câncer de mama é consultar regularmente um médico ginecologista e manter os exames atualizados. A doença é a principal causa de morte por câncer entre as mulheres. 

Para os endereços e horários dos centros de saúde do município acesse: https://saude.campinas.sp.gov.br/ 

 

PROGRAMAÇÃO CENTROS DE SAÚDE: 

REGIÃO LESTE: 

Centro: Orientações sobre a saúde da mulher durante o mês de outubro. 
 

31 de Março: Coleta de papanicolau durante o mês de outubro. 
 

Boa Esperança: Todas as quintas-feiras de outubro, das 7h às 12h, realização de coleta de papanicolau. 
 

Conceição: Mutirão de coleta de papanicolau para mulheres que possuem Bolsa Família.

Dia: Sábado (27) das 8h às 17h.
 

Sousas: Distribuição de panfletos informativos sobre o autoexame da mama e orientação sobre o autoexame com o auxílio de uma maquete.

Programação: Mutirão de coleta de papanicolau e exame de mama. Dia: Sábado (27), das 8h às 16h.
 

Joaquim Egídio: Intensificação dos exames de mamografia, coleta de papanicolau, divulgação de vídeo informativo sobre o Outubro Rosa na recepção e palestras para gestantes e mulheres sobre a saúde da mulher.
 

Taquaral: Coleta de papanicolau e palestra sobre a importância da realização de exames preventivos. Dias: 15 a 20 de outubro. 

 

REGIÃO NOROESTE: 

Balão do Laranja: Coleta de papanicolau. Dias: Todas as terças e sextas-feiras de outubro, das 13h às 18h.
 

Campina Grande: Mutirão de coleta de papanicolau agendado e exames de mamografia aberto ao público. Dia: quinta-feira (25), das 7h às 16h. 
 

Jardim Ipaussurama: Distribuição de folders informativos para os grupos do CS. 

 

REGIÃO NORTE 

Jardim Aurélia: Coleta de papanicolau e realização de exame de mamografia. Dias: Terça-feira (23), das 8h às 12h, e quinta-feira (25), das 15h às 18h.
 

Barão Geraldo: Coleta de papanicolau, realização de  mamografia, testes de DST e orientação ginecológica. Roda de conversa sobre prevenção de DST, aulas de zumba, teatro, mesa com frutas e brindes. Dia: Terça-feira (30), das 7h45 às 17h.
 

Cássio Raposo: Vídeos informativos sobre câncer de útero e de mama na recepção.

Coleta de exames da saúde da mulher. Dias: Terça-feira (23), das 14h às 17h; sexta-feira (26), das 13h às 17h; terça-feira (30), das 14h às 17h; quarta-feira (31), das 8h às 16h; e quinta-feira (01/11), das 8h às 16h.
 

Eulina: Palestras duas vezes por dia, exames de DTS e atualização da coleta de papanicolau em pacientes que já realizaram o exame. Dias: De 15 a 19 de outubro, das 8h às 17h.
 

Rosália: Café da manhã, coleta de papanicolau, testes rápidos de sífilis e brindes. Dia:  Segunda (22), das 8h às 17h.
 

San Martin: Coleta de papanicolau, realização de mamografia, avaliação das mamas, e testes de DTS. Dias: 19 e 26 de outubro, das 8h às 17h.
 

Parque Santa Bárbara: Coleta de papanicolau, exame de mamas, realização de teste rápido de sífilis e distribuição de mimos. Dias: 05, 09, 23, 25 e 31 de outubro.
 

Jardim Santa Mônica: Coleta papanicolau, testes de DST e palestras sobre prevenção do câncer de mama. Dia: Sábado (20), das 8h às 17h.
 

Jardim São Marcos: Atendimento ginecológico, coleta de papanicolau, testes de DTS (para homens e mulheres), palestra sobre DST e solicitação de mamografias para mulheres que tiverem indicação para o exame. Dia: Sábado (20), das 9h às 15h.
 

Village: Coleta de papanicolau, teste rápido de DTS, roda de conversa sobre a saúde da mulher, café da tarde com distribuição de mimos e música ao vivo com o artista local Nilson. Dia: Segunda-feira (29), das 9h às 16h. 

 

REGIÃO SUDOESTE: 

Capivari: Café da manhã, palestra com uma paciente sobre sua experiência com o câncer de mama e o rápido diagnóstico do CS, e bingo com usuários. Dia: Terça-feira (23), às 8h.
 

DIC III: Coleta de papanicolau, solicitação e encaminhamento de exame de mamografia.
 

Santos Dumont: Agendamento de mamografia, coleta de papanicolau, realização de testes rápidos de DTS e orientação sobre saúde da mulher.
 

Santa Lúcia: Palestra de alunos da São Leopoldo Mandic sobre câncer de mama e violência contra mulher. Às 14h, alunos da Anhanguera dão palestra de prevenção ao câncer de mama. Dia: Quinta-feira (11), das 8h às 14h. 

Programação: Mutirão de coleta de papanicolau. Dia: Sábado (27).
 

São Cristóvão: Palestra com grupo informativo sobre a prevenção do câncer de mama. Dia: Quinta-feira (11), às 9h. Local: Avenida Fernando Paolieri, s/nº, Espaço Multiuso - Fone: 3265-6823
 

Vista Alegre: Encontro com maquiadoras que abordarão temas como maquiagem, auto-maquiagem e cuidados com a pele, além de orientações quanto a prevenção do câncer de colo de útero e de mama. Dias: Sexta-feira (19), das 8h às 12h, com Angélica Souza Brito, Vanessa Souza Aquino e Bruna Rita Fioravante. Sexta-feira (26), das 13h às 17h, com Luciana Takata Miato Bianchin e Fernanda Cristina Martins Santos.

Programação: Mutirão de coleta de papanicolau. Dia: Sábado (27), das 8h às 12h. 

 

REGIÃO SUL: 

Carvalho de Moura: Coleta de papanicolau, exame das mamas, palestras informativas sobre a saúde da mulher, café da manhã, oficina de beleza, distribuição de brindes e atividades corporais. Dia: Sábado (20), das 8h às 16h.
 

Esmeraldina: Encontro de mulheres com realização de teste rápido de DTS. Dia: Quinta-feira (18), dia todo. Local: Casa Santana.
 

Paranapanema: Grupos de orientação e realização de exames. Dias: Segunda a sexta, das 13h às 18h30.
 

Santa Odila: Realização de exames de sífilis e coleta de papanicolau.
 

Vila Rica: Triagem de mamografia e coleta de papanicolau. Dias: Todas as segundas e terças-feiras de outubro.
 

Nova América: Mutirão de coleta de papanicolau. Dias: Terças-feiras (16 e 30), à tarde.
 

Parque Oziel: Toda quarta, quinta e sexta-feira, de outubro, coleta de papanicolau. Programação: Solicitação de mamografias e teste rápido de DTS. Dias: 17 a 19 e 24 a 26 de outubro, às 11h.

Programação: Palestra sobre incontingência urinária e café da manhã. Dia: Sexta-feira (26), às 9h.
 

Fernanda: Coleta de papanicolau. Dias: Quarta-feira (17) de manhã e quinta e sexta-feira (18 e 19) à tarde.
 

San Diego: Mutirão de coleta de papanicolau. Dia: Sábado (20), das 7h às 17h.

Programação: Coleta de papanicolau e teste rápido de DST. Dia: Sexta-feira (26), das 13h às 17h.

 

Voltar a lista de novidades