Novidades

Novidade

09/11/2018

Notícia - Projeto mobiliza comunidade para prevenção da febre maculosa
Autoria: - PMC

 

A Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Clotilde Barraquet Von Zuben, localizada no bairro Jardim Florence 2, apresentou durante o 4º Fórum Estudantil de Pesquisa, realizado em Campinas, No dia 7 de novembro, os resultados de um estudo sobre febre maculosa. A doença, que é transmitida pela picada do carrapato estrela, possui um importante componente ambiental e é endêmica na região de Campinas. 

O trabalho chamou a atenção pelo refinamento da pesquisa e o envolvimento da comunidade escolar e do bairro. O estudo foi desenvolvido pelos alunos do 7º ano, sob orientação do professor de geografia, Davi Oliveira Marcelino, e contou com o apoio de técnicos do Departamento de Vigilância em Saúde, da Unidade de Vigilância de Zoonoses (UVZ), da Visa Noroeste e do Centro de Saúde Florence. 

No Fórum, os alunos apresentaram maquetes, vídeos, panfletos e banners que foram desenvolvidos abordando a febre maculosa, sua forma de transmissão e as medidas de prevenção da doença. Todos os materiais trouxeram ainda informações sobre como a comunidade pode se envolver, promovendo um ambiente com menor risco de agravos à saúde. 

O professor Davi explicou que os alunos começaram a pesquisa com foco no Córrego Piçarrão, que corta o bairro Jardim Florence. Num primeiro momento, estudaram a questão da água, a recuperação do córrego e a importância da destinação adequada de resíduos, evitando que estes sejam depositados no rio. 

“A febre maculosa foi um componente a mais e que acabou tendo um destaque no contexto deste estudo. O tema foi escolhido pelos próprios alunos depois que uma pessoa do bairro foi acometida pela doença. Assim, passamos a estudar a febre maculosa, onde ela ocorre no Brasil, no Estado de São Paulo, na nossa cidade e no bairro. Também estudamos todo o ciclo e as formas de prevenção da doença, pensando em como o córrego está inserido neste contexto e como podemos cuidar do ambiente para reduzir os riscos deste e de outros agravos à saúde”, contou o professor. 

Além das atividades em sala de aula, os alunos desenvolveram ações fora da escola, envolvendo a comunidade na aplicação de entrevistas, que depois geraram gráficos que foram expostos durante as atividades do estudo. O trabalho foi divulgado para a comunidade escolar e agora foi apresentado no Fórum.

 

4º Fórum Estudantil de Pesquisa 

O 4º Fórum Estudantil de Pesquisa reuniu mais de 3 mil alunos e professores e é fruto de uma parceria da Secretaria Municipal de Educação e da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). 

A Escola Municipal de Educação Infantil Clotilde Barraquet Von Zuben tem cerca de 800 alunos e 100 professores. Fica na rua Nelson Ferreira de Souza, no Jardim Florence 2.  

Atividades de educação em saúde sobre vários temas têm sido desenvolvidas pela Prefeitura Municipal de Campinas dentro das atividades de um comitê que envolve várias Secretarias Municipais, tais como as de Saúde, Educação e Verde, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, além de outros setores da Administração entre os quais a Sanasa e a Defesa Civil. Além das chamadas arboviroses – dengue, chikungunya, zika vírus e febre amarela -, outras doenças que ocorrem na região são abordadas nas ações.

 

Voltar a lista de novidades


Crédito: Luiz Granzotto
Evento está na 4ª edição
 

Crédito: Luiz Granzotto
Alunos apresentaram maquetes, vídeos, panfletos e banners
 

Crédito: Luiz Granzotto
Representante dos alunos falando durante o fórum
 

Crédito: Luiz Granzotto
Febre maculosa é transmitida pelo carrapato
 

Crédito: Luiz Granzotto
Evento reuniu cerca de 3 mil alunos