Novidades

Novidade

28/11/2018

Notícia - Centro de Saúde Campo Belo inaugura projeto Farmácia Viva
Autoria: - PMC

 

O centro de saúde Campo Belo inaugurou nesta terça-feira, dia 27 de novembro, a Farmácia Viva, projeto que visa facilitar o uso das plantas medicinais pela população complementando suas necessidades básicas de saúde. Trata-se de uma parceria com a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Ao todo, 16 centros de saúde já aderiram ao projeto. 

Nos últimos anos, o uso das ervas medicinais como alecrim, gengibre e hortelã tem crescido entre a população. O fato chamou a atenção dos profissionais dos centros de saúde do Distrito Sul, que passaram a cultivar plantas com finalidades terapêuticas na unidade. A Secretaria de Saúde já mantêm um programa de fitoterapia dentro da linha de cuidados da saúde integrativa. 

Para a coordenadora da unidade Campo Belo, Carla Siqueira, é importante que os moradores entendam para que serve esse tipo de cuidado, por isso a necessidade da orientação por parte dos profissionais da saúde. “Queremos construir mudança nos cuidados com a saúde, e a Farmácia Viva é um dos projetos por meio dos quais mostramos que a prevenção vai além das consultas médicas”, explica. 

Profissioanis da unidade participam uma vez por mês de um encontro do Núcleo de Saúde Coletiva, que discute alimentação saudável e ensina como as plantas podem ser usadas. O encontro para capacitação dos profissionais do centro é realizado na Unicamp. “A equipe participa das aulas na universidade a fim de capacitar (os profissionais) para atuar nesse segmento e atender a população com maior segurança e qualificação,” declara a médica responsável pela farmácia, Elizabeth Kobata Yamaguchi. 

Uma moradora do Campo Belo Maria Paula do Santos festejou a iniciativa do CS. Para ela, “é uma ideia muito boa para o bairro, pois muitas vezes a gente não usa (as plantas) porque não tem oportunidade, ou por falta de conhecimento. E quando você consegue ter esse contato fica tudo mais claro”. 

A Secretaria Municipal de Saúde apoiou a implantação fornecendo recursos para a aquisição de ferramentas e insumos necessários e promovendo a análise e tratamento do solo. 

O projeto contou com a participação dos alunos e pesquisadores vinculados ao Grupo de Plantas Medicinais e Fitoterápicos do Laboratório de Práticas Alternativas Complementares e Integrativas em Saúde (LAPACIS), do Departamento de Saúde Coletiva da Faculdade de Ciências Médicas e Faculdade de Ciências Farmacêuticas e da Divisão do Meio Ambiente (DMA). 

 

Saiba mais sobre o Centro de Saúde 

O Centro de Saúde Campo Belo fica localizado na rua Milton Pereira de Castro, 255, no Jardim Campo Belo. A unidade funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 16h.

A unidade atende os bairros Campo Belo I e II, Cidade Singer I e II, São João, Itaguaçu, Campituba, Vila Ipanema.

 

Voltar a lista de novidades


Crédito: Fernanda Sunega
Horta que fica no centro de saúde Capo Belo: plantas medicinais

 


Crédito: Fernanda Sunega
Finalidade é complementar tratamento dos pacientes

 


Crédito: Fernanda Sunega
Equipes dos CSs são treinadas na Unicamp