Novidades

Novidade

16/04/2019

Notícia - Rede Mário Gatti realiza curso de regulação para os funcionários do Samu
Autoria: - PMC

 

Cerca de 70 funcionários do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) de Campinas participaram de um curso de regulação entre 12 e14 de abril. A ação teve como objetivo aperfeiçoar o trabalho da equipe de atendimento de regulação das urgências e emergências. Participaram telefonistas de atendimento de regulação médica (Tarm), médicos reguladores e rádio operadores que recebem chamadas pelo número 192.

A capacitação, com duração de 20 horas no total, foi dividido por etapas. Os participantes fizeram exercícios práticos, tiveram palestra e debate com o consultor técnico da Coordenação Geral de Urgência e Emergência do Ministério da Saúde, Antônio Onimaru.

O diretor de Urgência e Emergência da Rede Mário Gatti, Mário Sérgio Rolim Zaidan, ressaltou que há uma preocupação com a qualificação dos profissionais de atendimento à população. “Quanto mais oferecermos treinamento e qualificação continuada aos nossos profissionais, melhor eles irão atender a população, desde a chegada da informação pela ligação, até a escolha da ambulância e o tempo de chegada da viatura”, explicou.

O consultor Antônio Onimaru explicou que a importância do curso é acolher de forma adequada toda a demanda de urgência e emergência. “Tanto os telefonistas de atendimento de regulação médica (Tarm) quanto os médicos reguladores e os rádio operadores têm que fazer uma recapacitação para sempre lembrar os conceitos de urgência e de como fazer essa classificação”, afirmou.

A telefonista de atendimento de regulação médica Elisa de Fátima Lorenzo Faria considerou o curso muito instrutivo. “Eu adorei a reunião, tinha várias dúvidas quanto ao atendimento na função do Tarm e elas foram sanadas”, disse.

As ações de capacitação fazem parte do planejamento da nova coordenação do Samu 192, que integra a Rede Mário Gatti.

 

Rede Mário Gatti

A Rede Mário Gatti é um sistema que unifica os serviços de urgência e emergência de Campinas, que inclui os hospitais municipais Dr. Mário Gatti e Ouro Verde, o Samu, a UPA São José e os Prontos Atendimentos (PAs) Campo Grande e Anchieta.

 

Voltar a lista de novidades


Crédito: Divulgação
Além de reforçar os papéis na regulação, encontros também sanaram dúvidas sobre atuação

Crédito: Divulgação
Capacitação é parte do planejamento da nova coordenação do Samu 192