Novidades

Novidade

14/02/2020

Notícia - Campinas tem "Dia D" de vacinação contra o sarampo neste sábado
Autoria: - PMC

 

A Secretaria de Saúde de Campinas realiza neste sábado, 15 de fevereiro, o "Dia D" da campanha de intensificação da vacina contra o sarampo.

A vacinação acontecerá em onze centros de saúde e em um posto móvel. Estarão abertos os centros de saúde Vila Ipê, São Quirino, Aurélia, DIC I, Santa Lúcia, Santo Antônio, União de Bairros, Vila União, Vista Alegre, Valença e Florence. O posto será no Residencial Sirius (confira os endereços e horários abaixo ou aqui). 

A campanha começou no último dia 10 e é destinada a pessoas de cinco a 19 anos de idade que ainda não tomaram as duas doses indicadas para a faixa etária. A intensificação continua até 13 de março e a vacina estará disponível em todos os centros de saúde do município. 

Campinas tem uma população estimada de 167.775 crianças de 5 a 14 anos de idade e de 93.965 jovens de 15 a 19 anos, de acordo com dados do Tabnet (IBGE/2019). No entanto, grande parte deste público-alvo já pode ter se vacinado. Em Campinas, durante 2019, mais de 99 mil doses foram aplicadas. Neste ano, foram 3.572 vacinas. 

Ao longo da campanha, também haverá um trabalho em escolas do município para avaliar carteirinhas de vacinação de crianças e adolescentes. 

Aqueles que receberem a primeira dose da vacina durante a campanha, deverão voltar em 30 dias no centro de saúde de referência para receber a segunda dose. 

É importante que todas as pessoas que perderam a carteirinha de vacinação ou não têm registro das doses procurem o centro de saúde para atualizar o esquema vacinal. Quem tem até 29 anos deve ter duas doses comprovadas em carteira de vacinação e dos 30 aos 59 anos, a recomendação do Ministério da Saúde é de uma dose. 

 

Situação da doença 

Em Campinas, em 2019, foram registrados 173 casos de sarampo. Do total de casos, 44 são em menores de um ano; 43 são em crianças entre 1 ano e 4 anos; cinco em crianças entre 5 e 9 anos; três entre 10 e 14 anos; 13 de 15 a 19 anos; 30 são em adultos na faixa etária entre 20 e 29 anos; 23 são na faixa entre 30 e 39 anos de idade; sete entre 40 e 49 anos; e cinco casos entre 50 e 69 anos. Não houve óbitos. Ainda não há registro de casos confirmados em 2020.

 

Dose Zero 

Antes, a primeira dose contra a doença era feita quando a criança completava um ano mas, no início de agosto, a Secretaria de Saúde de Campinas adotou a estratégia da chamada dose zero para crianças a partir de seis meses de idade. A medida se antecipou à recomendação do Ministério da Saúde, que dias depois anunciou para o País como um todo. A dose zero não substitui as de rotina, que devem ser mantidas aos 12 meses, por meio da vacina tríplice viral, e aos 15 meses, por meio da vacina tetraviral ou pela tríplice viral associada à vacina contra a varicela. A efetividade da vacina é maior para aqueles que tomaram todas as doses recomendadas.

 

Recomendações 

Pessoas com sintomas de sarampo devem procurar imediatamente o atendimento médico e manter o afastamento social. Os sinais incluem febre, conjuntivite, tosse, coriza e vermelhidão no corpo. 

O sarampo é uma doença altamente contagiosa, causada por vírus, e a única forma de interromper a cadeia de transmissão é por meio da vacina.

 

Situação no Brasil

Após ter sido considerado eliminado no Brasil, o sarampo voltou a registrar casos no país em 2018, inicialmente em Roraima e no Amazonas. O impulso para o retorno da doença foi a entrada de casos importados e a baixa cobertura vacinal no Brasil. A situação fez o Brasil perder o certificado de país livre da doença, o qual havia sido entregue pela Organização Panamericana de Saúde (Opas) em 2016. Contribuiu também a disseminação de informações falsas sobre a vacina.

 

Locais de vacinação no "Dia D" - sábado - 15 de fevereiro

Centro de Saúde Parque Valença (Rua Natale Bertucci, 20 – Parque Valença 1) – das 7h às 13h 

Centro de Saúde Jardim Florence (Rua Osvaldo Peralva, s/nº – Jd Florence) – das 7h às 13h 

Centro de Saúde Jardim Capivari (Rua Paulo Mangabeira Albernaz, 710 – Jd Capivari) – 7h às 12h 

Centro de Saúde Santa Lúcia (Rua São Benedito, 50 – Jd Santa Lúcia) – das 7h às 13h 

Centro de Saúde Jardim Vista Alegre (Avenida Sinimbu, 903 – Pq Universitário de Viracopos) – das 7h30 às 12h 

Centro de Saúde União dos Bairros (Avenida Pedro Degrecci Júnior, s/nº – Jardim Marajó) – das 8h às 12h 

Centro de Saúde DIC 1 (Rua Igarapé, 1.400 – DIC 1) – das 8h às 12h 

Centro de Saúde Santo Antônio (Avenida João Prata Vieira, s/nº – Parque Vista Alegre) – das 8h às 12h 

Centro de Saúde Vila Ipê (Rua Synira de Arruda Valente,1.400 – Jardim das Oliveiras) – das 8h às 12h

Centro de Saúde São Quirino (Avenida Diogo Alvares, 1.450 – Pq São Quirino) – das 8h às 12h 

Centro de Saúde Jardim Aurélia (Avenida Dona Licínia Teixeira de Souza, 331 – Vila Proost de Souza) – das 8h às 13h

 

Unidade Móvel

Residencial Sirius (Rua José Pacheco, s/nº – Jd Florence) – das 8h às 12h

 

Voltar a lista de novidades