Novidades

Novidade

17/02/2020

Notícia - Secretaria de Saúde capacita 197 profissionais para enfrentar a dengue
Autoria: - PMC

 

A Secretaria de Saúde de Campinas promoveu nesta segunda-feira, dia 17, uma capacitação de médicos e enfermeiros da rede pública e privada para o manejo clínico do paciente com dengue. 

O evento foi no Salão Vermelho do Paço Municipal em dois períodos: de manhã, a partir das 8h30, e à tarde a partir das 13h30. A capacitação integra o conjunto de ações do Comitê de Prevenção e Controle das Arboviroses de Campinas, responsável pelo combate ao mosquito Aedes aegypti no município. 

A ação foi promovida pelos Departamentos de Vigilância em Saúde (Devisa) e de Saúde (DS), teve a presença de 197 profissionais de saúde, entre trabalhadores da atenção básica e da urgência e emergência. Foram 97 pessoas pela manhã e 100 à tarde. 

“Realizamos essa capacitação todos os anos. Este ano há uma maior preocupação com o risco de uma epidemia e a mobilização visa justamente combater a doença e qualificar as equipes de assistência”, afirmou a diretora da Devisa (Departamento de Vigilância em Saúde), Andrea Von Zuben. No evento foram destacados o momento epidemiológico, a organização do atendimento, o fluxo interno das unidades e o manejo clínico dos casos de dengue. 

O Comitê de Prevenção e Controle das Arboviroses, reúne 14 secretarias (Secretaria Municipal de Governo; de Saúde; de Educação; de Serviços Públicos; do Verde, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável; de Recursos Humanos; de Administração; de Comunicação; de Trabalho e Renda; de Esportes e Lazer; de Cultura; de Habitação; de Relações Institucionais, e de Assistência Social, Pessoa com Deficiência e Direitos Humanos), além da Defesa Civil, do serviço 156 e da Rede Mário Gatti e da Sanasa. O Comitê planeja continuamente as atividades de combate à dengue, ao zika vírus e à chikungunya em Campinas. 

Acesse o hotsite https://dengue.campinas.sp.gov.br/ para saber mais sobre o que a Prefeitura de Campinas está fazendo e como você pode colaborar para combater a dengue.

 

Voltar a lista de novidades

 
Crédito: Carlos Bassan
Capacitação visa enfrentar as arboviroses

 


Crédito: Carlos Bassan
Profissional toma nota das informações da apresentação

 


Crédito: Carlos Bassan
Fluxograma de atendimento ao público