Novidades

Novidade

16/03/2020

Notícia - Prefeito anuncia novas medidas para conter o coronavírus em Campinas
Autoria: - PMC

 

O prefeito de Campinas, Jonas Donizette, anunciou nesta segunda-feira, 16 de março, medidas para conter a disseminação do coronavírus na cidade. Entre as determinações estão o fechamento das escolas públicas e dos equipamentos culturais públicos; suspensão das cirurgias eletivas e de férias e licenças prêmio dos profissionais da saúde; e restrição do atendimento ao público no Paço Municipal.  

Para a iniciativa privada, as recomendações são para que lojas, shoppings e outros serviços alterem os horários de funcionamento para diminuir aglomerações, em especial no transporte coletivo, além do fechamento de cinemas, teatros e bares.  

O objetivo de todas essas medidas, que serão publicadas nesta terça-feira, 17, no Diário Oficial, é reduzir a circulação de pessoas na cidade.  

“O bem estar da vida das pessoas é nossa prioridade. Campinas está implementando ações e se antecipando no enfrentamento dessa doença. A situação é muito preocupante e precisamos da união de todos para vencer essa batalha”, disse Jonas.  

O prefeito salientou, ainda, que para a iniciativa privada, no momento as medidas estão sendo recomendadas, mas isso pode mudar, dependendo de como ficará a situação na cidade. “Não descarto utilizar minha autoridade sanitária para transformar as recomendações em determinações, ou seja, determinar o fechamento de comércios que não sejam essenciais no momento”, completou.  

Na ocasião, o prefeito também confirmou mais um caso da doença, o segundo da cidade. Trata-se de uma mulher, de 48 anos, que viajou para a Europa e retornou para a cidade no dia 8 de março. Depois do isolamento domiciliar, ela teve que ser hospitalizada. O caso, até o momento, é considerado estável. Além dos dois casos confirmados, a cidade conta com 83 suspeitos e 36 descartados  

Além do prefeito, estavam presentes as seguintes secretarias: Saúde; Educação; Recursos Humanos; Esportes e Lazer; Cultura; Jurídico; Assistência Social, Pessoa com Deficiência e Direitos Humanos; Chefia de Gabinete; Comunicação, além da Rede Mário Gatti.  

Rede de atendimento  

O prefeito também anunciou que vai encaminhar ofício ao governador do Estado, João Doria, para que o município possa utilizar o prédio do AME (Ambulatório de Médico de Especialidades) como uma unidade exclusiva de atendimento aos pacientes com coronavírus.  

“O AME é um prédio novo, de três andares, já todo equipado, que está previsto para ser inaugurado no dia 7 de abril. Diante da realidade dos fatos, vamos fazer essa solicitação ao governador”, completou.  

Ainda sobre a rede de saúde da cidade, Jonas ressaltou que a rede municipal conta com mais de 1.500 médicos, além das instituições particulares. 

 

Confira as medidas

 

1 – Escolas (municipais e privadas) 

- A partir do dia 23, próxima segunda-feira, todas as escolas públicas e privadas de Campinas serão fechadas. Na rede pública municipal, são 206 unidades, com 64 mil alunos.

- De hoje, 16/03) até sexta-feira (20/03), quem puder não deve ir à escola. Quem estiver com sintomas de gripe, não deve ir de jeito nenhum. Não será computada falta. Os profissionais da rede municipal de educação vão trabalhar normalmente, dando orientações aos pais e atendendo aos alunos que forem à escola. Os alunos da EJA (Educação de Jovens e Adultos) com mais de 60 anos de idade não devem ir à escola. As merendas serão servidas normalmente de hoje até sexta-feira. 

 

2 – Comércio (Lojas e shoppings centers)

- A recomendação é para alterar os horários de funcionamento de forma a diminuir as aglomerações no transporte público. Haverá reunião com entidades representantes dos lojistas para definir a colocação em prática desta medida.

 

3 – Área cultural e eventos (públicos e privados)

- Determinar o fechamento de teatros, museus e bibliotecas públicos, e recomendar o mesmo para a iniciativa privada, incluindo cinemas, bares, casas noturnas, shows, seminários, palestras e outros eventos do gênero.

 

4 – Profissionais da saúde/ serviço à população

- O número 160 será exclusivo para atender às pessoas sobre o coronavírus.

- Suspensão de férias e licença-prêmio para os profissionais (o secretário de Saúde e o presidente da Rede Mário Gatti vão deliberar sobre as unidades).

 

5 – Assistência Social

- Os serviços de convivência de idosos serão suspensos a partir de 23 de março.

- Os serviços que atendem crianças e adolescentes vão permanecer abertos, mas, quem puder, a Prefeitura pede para não ir.

- Os locais de atendimento à população de rua continuam funcionando.

 

6 - Paço Municipal e equipamentos públicos

- Cada secretaria e autarquia vai decidir sobre trabalho remoto (em casa) de seus servidores. 

- Evitar a entrada de mais de quatro pessoas por elevador.

- Restringir acesso do público ao Paço Municipal. Só permitir se for estritamente necessário e autorizado pela secretaria procurada.

- Realizar trabalho do Porta Aberta e Atendimento ao Cidadão (Agiliza Campinas) de maneira remota. Se não for possível, agendar de forma a não haver mais de quatro pessoas por vez.

 

7 – Empregadores e empresas de todos os setores

- Trabalho em casa para as funções em que for possível.

- Considerar a implantação de horas de trabalho escalonadas para reduzir aglomerações dentro da empresa e no transporte público.

- Mandar para isolamento domiciliar qualquer funcionário com sintomas respiratórios por 14 dias.

- Evitar viagens de avião ou ônibus.

 

Outras ações tomadas na semana passada

 

Comitê Intersetorial

 

- Lembrando que na semana passada o prefeito Jonas Donizette já havia criado o Comitê Intersetorial de Enfrentamento ao Coronavírus, diretamente ligado ao seu gabinete. 

- O prefeito também liderou uma reunião com prefeitos de todo o Brasil e Governo Federal.

- Na sexta-feira, medidas necessárias já haviam sido tomadas: suspensão de todos os eventos com grande presença de público, governamentais, esportivos, artísticos, culturais, políticos, científicos, comerciais, religiosos e outros com concentração próxima de pessoas.

- Entre os eventos estão a partida entre Guarani e Ponte Preta, que acontecerá hoje (segunda-feira) com os portões fechados (sem torcida), a Corrida da Lua, a Maratona Aquática (ambas que seriam realizadas no fim de semana que passou), a apresentação da Orquestra Sinfônica na Paróquia São Paulo Apóstolo, entre outros.

- A Secretaria de Esportes e Lazer suspendeu por tempo indeterminado as 112 aulas destinadas ao público da terceira idade.

 

 

Voltar a lista de novidades

Prefeito Jonas Donizette: medidas para conter a disseminação do coronavírus na cidade
Crédito: Carlos Bassan

Prefeito solicita a união e colaboração de toda a cidade
Crédito: Carlos Bassan