Programa de Acolhimento dos Novos Trabalhadores

 

O Programa de Acolhimento dos Novos Trabalhadores da Secretaria Municipal de Saúde tem como principal objetivo garantir o ingresso humanizado dos novos profissionais na rede do SUS Campinas, facilitando sua adaptação e sua integração com a nova equipe.

O Programa vem sendo avaliado e aprimorado constantemente, a partir das sugestões dos próprios trabalhadores e gestores dos serviços. Atualmente ele vem se desenvolvendo através de ações integradas entre os tres níveis de gestão: Central (Departamento de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde, através do Centro de Educação do Trabalhador de Saúde - CETS), dos distritos e das unidades de saúde. Cada nível aborda com os novos trabalhadores um conjunto de temas que propiciam um maior conhecimento da estrutura e funcionamento da rede municipal de saúde, dos processos de trabalho e dos direitos e deveres dos trabalhadores.

Ao ingressar na SMS os trabalhadores já recebem o GUIA do NOVO TRABALHADOR, que é um caderno especialmente preparado com informações úteis para o dia a dia do trabalho e que é o fio condutor do Programa de Acolhimento.