Área de Assistência e Internação Domiciliar

Introdução

O Município de Campinas possui o Serviço de Assistência Domiciliar desde 1993, com a proposta assistencial de atendimento à pacientes acamados, com patologias incapacitantes, terminais e sujeitos a internações recorrentes. Iniciando atendimento através de projeto piloto, com equipe multiprofissional e na área de cobertura de 02 Unidades de Saúde. Após avaliação impactante, discussões e através das mudanças dos modelos assistenciais, denotou-se grande importância relativa a esta “forma” de assistência, sendo que neste momento foram incorporados novos profissionais, equipamentos e ocorrendo a ampliação para todas as regiões do Município de Campinas, sendo também levado em consideração o envelhecimento da população, ajuste tecnológico e demandas cada vez mais específicas relacionadas ao processo saúde/doença.

Missão

O SAD atende em todo Município pacientes portadores de doenças crônico-degenerativas agudizadas, portadores de patologias que necessitam de cuidados paliativos e portadores de incapacidade funcional, provisória ou permanente, sendo também priorizados os atendimentos a idosos com dificuldades especiais, que denotem necessidade de atendimento domiciliar. Sendo os mesmos dependentes de cuidados de equipe multiprofissional de média e alta complexidade.

Busca a melhoria da qualidade de vida, promoção de saúde, autonomia do paciente e/ou cuidador, entendimento e apropriação das patologias e cuidados do paciente.

Modelo Assistencial

O SAID deve atuar como apoio matricial às Equipes Locais de Saúde da Família (conforme articulação com Distritos Sanitários. UBS, Equipes de PSF), realiza atendimento aos casos mais complexos e acompanhamento nas altas hospitalares programadas; dentro das diretrizes propostas na Portaria Ministerial nº 2.529).

A assistência é prestada através da elaboração de um Plano Terapêutico Individual, que considera as necessidades específicas de cada paciente.

Objetivo geral:

Disponibilizar a população um conjunto de atividades prestadas no domicílio, caracterizadas pela atenção ao paciente com quadro clínico que exijam cuidados e necessidades de tecnologias especializadas, que não necessitam de ampla gama de serviços oferecidos pelos hospitais, devendo-se respeitar as condições das intervenções terapêuticas e intensidade de cuidados realizados de forma segura nos ambientes domiciliares.

Objetivos específicos:

Projetos em Andamento

Links