Doação de Medula

Transplante de Medula

O Transplante de Medula é a melhor solução para preservar a vida da maioria dos portadores de leucemias, linfomas, anemias aplásticas e mielomas, doenças graves e que se constituem em diferentes formas de doenças cancerígenas.

Apenas em cerca de 30% das situações é que se obtém como doador compatível um parente (em geral irmãos, eventualmente pais).

Para auxiliar na busca de doadores, o INCA (Instituto Nacional de Câncer) é responsável por centralizar as informações de dois bancos de dados, um referente aos doadores, o REDOME (Registro Brasileiro de Doadores de Medula Óssea) e outro referente aos receptores, o REREME (Registro Brasileiro de Receptores de Medula Óssea).

O REDOME (Registro Brasileiro de Doadores de Medula Óssea) tem como meta atingir até 2007 os 250 mil doadores, os quais realizam um exame de sangue simples, através do qual são realizados exames de histocompatibilidade HLA (compatibilidade de tecido) e estes dados são então incluídos no banco de dados de doadores. Apenas quando um receptor é identificado estes doadores serão submetidos a doação de medula.

O REREME (Registro Brasileiro de Receptores de Medula Óssea) reúne os mesmos dados citados acima, mas dos pacientes que aguardam por um transplante.

O cruzamento dos exames de histocompatibilidade dos bancos de doadores e receptores é realizado para descobrir aquelas pessoas em que existe a possibilidade de transplante. 

Quando a compatibilidade ocorre, o doador é informado e são realizados exames mais minuciosos. Em se confirmando a compatibilidade, são feitos exames pré-operatórios e se tudo correr bem, o doador será submetido a um procedimento de pequeno risco, como uma pequena cirurgia sob anestesia geral ou peridural. Durante a doação, o doador recebe anestesia geral (ou peridural). Com uma agulha, a medula é aspirada do osso da bacia. A quantidade de medula doada é de apenas 10% da medula total. Em 15 dias ela já estará recomposta.

Como a busca é feita em todo país, caso na cidade onde resida o doador não exista um centro de captação de medula, os gastos de viagem do doador serão cobertos pelo SUS (Sistema Único de Saúde).  Além do cruzamento com o banco nacional, são feitos cruzamentos também com bancos de outros países para elevar a chance de sucesso na busca.

Transplante de Sangue do Cordão Umbilical

Quem pode ser doador e onde doar

retorna ao índice sobre Doação de Medula

retorna ao diretório Sua Saúde